P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista GC - Ed.6 - Julho 2010
Voltar
Editorial

PAC Favelas: inclusão social ou “obras para inglês ver”?

A reportagem da revista Grandes Construções subiu o Morro do Alemão, parte de um dos maiores complexos de favelas do Rio de Janeiro, para mostrar aos seus leitores como estão sendo executadas as obras do PAC Favelas. Trata-se de um conjunto de obras estruturais, financiadas em grande parte pelo governo federal, com a proposta de urbanizar grandes bolsões de pobreza, abandonados pelo poder público desde sempre, e adotados pelo poder paralelo do tráfico de drogas.

O programa surpreende tanto pelo volume e extensão das obras quanto pelos recursos envolvidos – R$ 1,14 bilhão na primeira fase, com perspectiva de mobilizar mais R$ 1,2 bilhão numa segunda etapa.

A princípio, o PAC Favelas é uma oportunidade rara de derrubar as barreiras que separam, isolam e transformam as favelas cariocas em guetos, tornando o Rio de Janeiro uma cidade partida ao meio. Mas o programa está longe de atingir o consenso – político e técnico. Pelo contrário, ressuscita a velha discussão sobre que destino se dar às favelas em todo o País.

O principal argumento dos críticos do PAC Favelas é que não se trata de uma política de governo de longo prazo para as favelas brasileiras, com o objetivo de promover a reparação de injustiças sociais, mas de um conjunto de obras de caráter paternalista e clientelista, visando principalmente atender às exigências dos comitês internacionais, organizadores da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

De outro lado estão os que reconhec


P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, de acordo com nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. As configurações de cookies podem ser alteradas no seu navegador da web. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.