Rota das Bandeiras
PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO
Implantação de marginal e melhoria de interseção da SP-332 – Rodovia Prof. Zeferino Vaz
Local: Campinas / Paulínia (SP)
Investimento: N/A
Tipo: Ampliação
Escopo: A obra consiste na implantação de pistas marginais nas duas laterais da SP-332, entre o km 114+000 e o km 121+120
Atualmente, os acessos locais são feitos através de ramos conectados diretamente à rodovia, sem geometria adequada e sem faixas de aceleração e desaceleração
Ao todo, serão implantadas 3 novas Obras de Arte Especiais, além do alargamento de uma OAE existente
Obras complementares:
- viga longarina bi apoiada e laje
- No km 119+700: 1 viaduto novo, estaca raiz, 30 m de vão, viga longarina bi apoiada, laje, alargamento de

Rota das Bandeiras
PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO
Implantação de marginal e melhoria de interseção da SP-332 – Rodovia Prof. Zeferino Vaz
Local: Campinas / Paulínia (SP)
Investimento: N/A
Tipo: Ampliação
Escopo: A obra consiste na implantação de pistas marginais nas duas laterais da SP-332, entre o km 114+000 e o km 121+120
Atualmente, os acessos locais são feitos através de ramos conectados diretamente à rodovia, sem geometria adequada e sem faixas de aceleração e desaceleração
Ao todo, serão implantadas 3 novas Obras de Arte Especiais, além do alargamento de uma OAE existente
Obras complementares:
- viga longarina bi apoiada e laje
- No km 119+700: 1 viaduto novo, estaca raiz, 30 m de vão, viga longarina bi apoiada, laje, alargamento de viaduto, 30 m de vão, 55 cm para bordo direito e 55 cm de canteiro central
Benefícios: “A nova Via Marginal terá o importante papel de coletar o tráfego de acesso às regiões lindeiras e direcioná-lo à rodovia através de ramos adequados, evitando assim turbulências e acidentes no sistema viário da região”, comenta a companhia
Estágio: Em andamento
Executor: Quimassa (terraplenagem, pavimentação e drenagem) / Tranenge (Obras de Arte Especiais)
DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Implantação de acesso no km 81 daSP-065 – Rodovia D. Pedro I
Pistas Norte e Sul
Local: Atibaia (SP)
Investimento: R$ 2,5 milhões
Tipo: Ampliação
Estágio: 30% concluídos
Executor: Ordine
DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
4ª Intervenção derecapeamento na SP-065
Local: Atibaia / Jarinu / Itatiba / Campinas / Paulínia (SP)
Investimento: R$ 80 milhões
Tipo: Manutenção
Escopo: Obras realizadas em trechos da SP-332 – Rodovia Professor Zeferino Vaz
km 65 ao km 113
km 110 ao km 134
Estágio: 5% concluídos
Executor: Neopav / EGP (reparo localizado)
DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Duplicação da SP-063Rodovia Luciano Consoline
Local: Itatiba (SP)
Investimento: R$ 30 milhões
Tipo: Duplicação
Escopo: As obras se estendem do km 22 ao km 24 da rodovia
Estágio: 45% concluídos
Executor: Eiras
PRINCIPAL PROJETO PARA 2026
Implantação de faixa adicionalna SP-065 – Rodovia D. Pedro I
Local: Atibaia e Jarinu (SP)
Investimento: R$ 30 milhões (base 2025)
Tipo: Ampliação
Escopo: Além da continuidade das obras de implantação de Faixas Adicionais entre os km 80 e 88 da SP-065, em Atibaia, será realizada a implantação de 5 km de faixa adicional, com 3,5 m de largura e adequação dos acostamentos para largura final de 3 m, nas Pistas Norte e Sul, entre os km 88+150 e 93+300, em Jarinu
Além dos serviços de terraplenagem, pavimento, drenagem e sinalização, será necessário o alargamento de 2 OAEs existentes, localizadas no km 88+690 e km 90+715 das pistas expressas da SP-065
A atividade consiste na adequação da estrutura e reforço estrutural sob a plataforma existente, para suporte da 3ª faixa e continuidade do acostamento, deixando as pontes e viadutos com largura total de 15,4 m, com três faixas de rolamento, refúgio, acostamento e proteção com barreiras rígidas
Benefícios: “Esse complexo de obras tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários”, acentua
OBRAS PREVISTAS PARA 2026
Implantação de 2 Postos SAU, sendo um na rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), no km 67, em Jundiaí, e outro na rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), no km 124, em Paulínia
Implantação de Balança Móvel no km 6+800 da SP-065, em Jacareí
Implantação de Faixa Adicional (com dois alargamentos de OAE), entre os km 88 e 93 da SP-065, em Jarinu
Implantação de 7 marginais secundárias ao longo da SP-065
Implantação de marginais e trevos na rodovia Romildo Prado (SP-063), do km 11 ao km 13, em Itatiba
Continuação do ciclo de recapeamento na SP-065 (km 0 ao km 145), SP-332 (km 110 ao km 168) e SP-360 (km 61 ao km 81)
VALORES INVESTIDOS EM 2024/2025
Volume de recursos próprios: 100%
- 2025: R$ 95,6 milhões (até 30 de setembro de 2025)
DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO
ATIVIDADE %
Manutenção de vias 29%
Ampliação e duplicação de vias 43,8%
Novas Obras de Arte Especiais 3,6%
Manutenção de Obras de Arte Especiais 1,4%
Segurança e atendimento ao usuário 12,8%
Outros 9,4%
FATOS MARCANTES
Em junho de 2025, a Rota das Bandeiras foi eleita a melhor concessionária do Estado de São Paulo na categoria “Eficiência dos Serviços Operacionais”, na edição 2024 do Prêmio Concessionária do Ano (Artesp)
Segundo a concessionária, a prevenção e a correção de patologias em pavimentos dependem de uma combinação de ações contínuas de conservação e intervenções periódicas de maior robustez
Na concessão, a empresa atua em três frentes principais:
Monitoração anual do pavimento (FWD): Avaliação completa do pavimento com o FWD, ajudando a identificar perda de desempenho previamente
- “Esse acompanhamento orienta as decisões de manutenção e garante que as intervenções sejam feitas no momento certo, mantendo a rodovia segura e confortável para os usuários”, destaca a concessionária
• Conserva de rotina (manutenção paliativa e preventiva): Atividades de conservação para manter o pavimento íntegro e seguro, retardando a evolução de defeitos
- As ações incluem recomposição localizada, selagem de trincas, tapa-buracos e outros serviços de manutenção superficial
- “Embora tenham caráter paliativo, são fundamentais para controlar o surgimento de patologias e garantir condições de trafegabilidade no curto prazo”, acrescenta
Ciclos de pavimentação (intervenções robustas a cada 5 anos): A cada cinco anos, é executado um ciclo completo de recuperação do pavimento em toda a malha
- Trata-se de uma intervenção mais profunda, direcionada a corrigir patologias estruturais e funcionais, podendo envolver fresagem, recomposição e reparos profundos, por meio de parâmetros de FWD, IRI, QI e IGG
- “Além disso, adotamos a aplicação de microrrevestimento asfáltico, que contribui para retardar o envelhecimento do revestimento e proporciona maior conforto aos usuários”, explica
“Essa abordagem integrada, com manutenção contínua, intervenções periódicas estruturadas e aplicação de tratamentos preventivos, é essencial para prolongar a vida útil do pavimento e assegurar a qualidade do serviço prestado aos usuários”, garante a empresa
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Telefone (11) 3662-4159
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