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Revista GC - Ed.110 - Novembro/Dezembro de 2025
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ESPECIAL RODOVIAS

Rota das Bandeiras

Por Redação

Rota das Bandeiras

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Implantação de marginal e melhoria de interseção da SP-332 – Rodovia Prof. Zeferino Vaz

Local: Campinas / Paulínia (SP)

Investimento: N/A

Tipo: Ampliação

Escopo: A obra consiste na implantação de pistas marginais nas duas laterais da SP-332, entre o km 114+000 e o km 121+120

Atualmente, os acessos locais são feitos através de ramos conectados diretamente à rodovia, sem geometria adequada e sem faixas de aceleração e desaceleração

Ao todo, serão implantadas 3 novas Obras de Arte Especiais, além do alargamento de uma OAE existente

Obras complementares:

- viga longarina bi apoiada e laje

- No km 119+700: 1 viaduto novo, estaca raiz, 30 m de vão, viga longarina bi apoiada, laje, alargamento de


Rota das Bandeiras

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Implantação de marginal e melhoria de interseção da SP-332 – Rodovia Prof. Zeferino Vaz

Local: Campinas / Paulínia (SP)

Investimento: N/A

Tipo: Ampliação

Escopo: A obra consiste na implantação de pistas marginais nas duas laterais da SP-332, entre o km 114+000 e o km 121+120

Atualmente, os acessos locais são feitos através de ramos conectados diretamente à rodovia, sem geometria adequada e sem faixas de aceleração e desaceleração

Ao todo, serão implantadas 3 novas Obras de Arte Especiais, além do alargamento de uma OAE existente

Obras complementares:

- viga longarina bi apoiada e laje

- No km 119+700: 1 viaduto novo, estaca raiz, 30 m de vão, viga longarina bi apoiada, laje, alargamento de viaduto, 30 m de vão, 55 cm para bordo direito e 55 cm de canteiro central

Benefícios: “A nova Via Marginal terá o importante papel de coletar o tráfego de acesso às regiões lindeiras e direcioná-lo à rodovia através de ramos adequados, evitando assim turbulências e acidentes no sistema viário da região”, comenta a companhia

Estágio: Em andamento

Executor: Quimassa (terraplenagem, pavimentação e drenagem) / Tranenge (Obras de Arte Especiais)

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Implantação de acesso no km 81 daSP-065 – Rodovia D. Pedro I

Pistas Norte e Sul

Local: Atibaia (SP)

Investimento: R$ 2,5 milhões

Tipo: Ampliação

Estágio: 30% concluídos

Executor: Ordine

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

4ª Intervenção derecapeamento na SP-065

Local: Atibaia / Jarinu / Itatiba / Campinas / Paulínia (SP)

Investimento: R$ 80 milhões

Tipo: Manutenção

Escopo: Obras realizadas em trechos da SP-332 – Rodovia Professor Zeferino Vaz

km 65 ao km 113

km 110 ao km 134

Estágio: 5% concluídos

Executor: Neopav / EGP (reparo localizado)

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Duplicação da SP-063Rodovia Luciano Consoline

Local: Itatiba (SP)

Investimento: R$ 30 milhões

Tipo: Duplicação

Escopo: As obras se estendem do km 22 ao km 24 da rodovia

Estágio: 45% concluídos

Executor: Eiras

PRINCIPAL PROJETO PARA 2026

Implantação de faixa adicionalna SP-065 – Rodovia D. Pedro I

Local: Atibaia e Jarinu (SP)

Investimento: R$ 30 milhões (base 2025)

Tipo: Ampliação

Escopo: Além da continuidade das obras de implantação de Faixas Adicionais entre os km 80 e 88 da SP-065, em Atibaia, será realizada a implantação de 5 km de faixa adicional, com 3,5 m de largura e adequação dos acostamentos para largura final de 3 m, nas Pistas Norte e Sul, entre os km 88+150 e 93+300, em Jarinu

Além dos serviços de terraplenagem, pavimento, drenagem e sinalização, será necessário o alargamento de 2 OAEs existentes, localizadas no km 88+690 e km 90+715 das pistas expressas da SP-065

A atividade consiste na adequação da estrutura e reforço estrutural sob a plataforma existente, para suporte da 3ª faixa e continuidade do acostamento, deixando as pontes e viadutos com largura total de 15,4 m, com três faixas de rolamento, refúgio, acostamento e proteção com barreiras rígidas

Benefícios: “Esse complexo de obras tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários”, acentua

OBRAS PREVISTAS PARA 2026

Implantação de 2 Postos SAU, sendo um na rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360), no km 67, em Jundiaí, e outro na rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332), no km 124, em Paulínia

Implantação de Balança Móvel no km 6+800 da SP-065, em Jacareí

Implantação de Faixa Adicional (com dois alargamentos de OAE), entre os km 88 e 93 da SP-065, em Jarinu

Implantação de 7 marginais secundárias ao longo da SP-065

Implantação de marginais e trevos na rodovia Romildo Prado (SP-063), do km 11 ao km 13, em Itatiba

Continuação do ciclo de recapeamento na SP-065 (km 0 ao km 145), SP-332 (km 110 ao km 168) e SP-360 (km 61 ao km 81)

VALORES INVESTIDOS EM 2024/2025

Volume de recursos próprios: 100%

- 2025: R$ 95,6 milhões (até 30 de setembro de 2025)

DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO

ATIVIDADE %

Manutenção de vias 29%

Ampliação e duplicação de vias 43,8%

Novas Obras de Arte Especiais 3,6%

Manutenção de Obras de Arte Especiais 1,4%

Segurança e atendimento ao usuário 12,8%

Outros 9,4%

FATOS MARCANTES

Em junho de 2025, a Rota das Bandeiras foi eleita a melhor concessionária do Estado de São Paulo na categoria “Eficiência dos Serviços Operacionais”, na edição 2024 do Prêmio Concessionária do Ano (Artesp)

Segundo a concessionária, a prevenção e a correção de patologias em pavimentos dependem de uma combinação de ações contínuas de conservação e intervenções periódicas de maior robustez

Na concessão, a empresa atua em três frentes principais:

Monitoração anual do pavimento (FWD): Avaliação completa do pavimento com o FWD, ajudando a identificar perda de desempenho previamente

- “Esse acompanhamento orienta as decisões de manutenção e garante que as intervenções sejam feitas no momento certo, mantendo a rodovia segura e confortável para os usuários”, destaca a concessionária

• Conserva de rotina (manutenção paliativa e preventiva): Atividades de conservação para manter o pavimento íntegro e seguro, retardando a evolução de defeitos

- As ações incluem recomposição localizada, selagem de trincas, tapa-buracos e outros serviços de manutenção superficial

- “Embora tenham caráter paliativo, são fundamentais para controlar o surgimento de patologias e garantir condições de trafegabilidade no curto prazo”, acrescenta

Ciclos de pavimentação (intervenções robustas a cada 5 anos): A cada cinco anos, é executado um ciclo completo de recuperação do pavimento em toda a malha

- Trata-se de uma intervenção mais profunda, direcionada a corrigir patologias estruturais e funcionais, podendo envolver fresagem, recomposição e reparos profundos, por meio de parâmetros de FWD, IRI, QI e IGG

- “Além disso, adotamos a aplicação de microrrevestimento asfáltico, que contribui para retardar o envelhecimento do revestimento e proporciona maior conforto aos usuários”, explica

“Essa abordagem integrada, com manutenção contínua, intervenções periódicas estruturadas e aplicação de tratamentos preventivos, é essencial para prolongar a vida útil do pavimento e assegurar a qualidade do serviço prestado aos usuários”, garante a empresa

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