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Revista GC - Ed.110 - Novembro/Dezembro de 2025
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ESPECIAL RODOVIAS

Eixo SP

Por Redação

Eixo SP

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Implantação da 3ª faixa na SP-310 Rodovia Washington Luís

Local: Cordeirópolis e Corumbataí (SP)

Investimento: R$ 260 milhões

Tipo: Ampliação

Escopo: A obra contempla a implantação de 3ª faixa nos dois sentidos da SP 310 – Rodovia Washington Luís, no trecho de 40 km entre Cordeirópolis e Corumbataí, totalizando 80 km de vias ampliadas

O projeto inclui a readequação estrutural de 38 obras, como viadutos e passagens de fauna

Benefícios: O objetivo é melhorar a fluidez do tráfego, reduzir riscos de acidentes, ampliar a capacidade da rodovia e garantir maior comodidade e segurança aos usuários, além de ajudar a impulsionar o desenvolvimento econômico da região

Estágio: Em andamento (previs&atild


Eixo SP

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Implantação da 3ª faixa na SP-310 Rodovia Washington Luís

Local: Cordeirópolis e Corumbataí (SP)

Investimento: R$ 260 milhões

Tipo: Ampliação

Escopo: A obra contempla a implantação de 3ª faixa nos dois sentidos da SP 310 – Rodovia Washington Luís, no trecho de 40 km entre Cordeirópolis e Corumbataí, totalizando 80 km de vias ampliadas

O projeto inclui a readequação estrutural de 38 obras, como viadutos e passagens de fauna

Benefícios: O objetivo é melhorar a fluidez do tráfego, reduzir riscos de acidentes, ampliar a capacidade da rodovia e garantir maior comodidade e segurança aos usuários, além de ajudar a impulsionar o desenvolvimento econômico da região

Estágio: Em andamento (previsão de conclusão em 2027)

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Duplicação da SP-284

Rodovia Manílio Gobbi

Local: Assis / Martinópolis (SP)

Investimento: R$ 476 milhões

Tipo: Duplicação

Escopo: A duplicação abrange 59 km de pistas novas

A obra é dividida em dois lotes, que beneficiam os municípios de Assis, Paraguaçu Paulista, Rancharia e Martinópolis

Benefícios: Além da duplicação, o projeto prevê ainda a implantação de dispositivos de acesso e retorno, bem como a readequação e modernização de pontes e viadutos, garantindo uma infraestrutura mais segura e eficiente

“Entre os benefícios esperados estão a elevação do padrão de segurança viária, a redução de acidentes provocados por ultrapassagens e a maior agilidade na circulação de veículos, impulsionando o desenvolvimento das cidades lindeiras e facilitando o escoamento da produção local”, destaca a concessionária

Estágio: Em andamento (previsão de conclusão em 2027)

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Duplicação da SP-304

Rodovia Geraldo de Barros

Local: São Pedro / Santa Maria da Serra (SP)

Investimento: R$ 364 milhões

Tipo: Duplicação

Escopo: A obra prevê a duplicação de 31 km da rodovia

Além das novas pistas, serão implantados viadutos, dispositivos de retorno e intervenções para drenagem e passagens de fauna

Benefícios: “Os ganhos diretos para os usuários incluem maior segurança viária, tráfego mais rápido e eficiente, diminuição do número de acidentes, bem como estímulo ao turismo e à economia da região, beneficiando transporte de passageiros e cargas”, explica a companhia

Estágio: Em andamento (prazo de execução em 25 meses)

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Construção de dois viadutos na SP-304 Rodovia Luiz de Queiroz

Local: Piracicaba (SP)

Investimento: R$ 30 milhões

Tipo: Duplicação

Escopo: A obra nos km 169 (bairro Santa Terezinha) e km 171 (Parque Residencial Monte Rey)

Está prevista ainda a readequação de vias marginais e alças de acesso à rodovia, além da construção de calçadas para pedestres e pontos de ônibus

“O acesso aos bairros vizinhos será facilitado, tornando o trânsito mais seguro, principalmente em horários de pico, beneficiando milhares de usuários diariamente”, assegura

Benefícios: As novas estruturas prometem eliminar cruzamentos em nível, reduzir acidentes, acabar com congestionamentos e melhorar expressivamente a mobilidade local

Estágio: Em andamento (conclusão prevista para o fim de 2026)

PLANO DE INVESTIMENTO

O plano de investimento prevê a aplicação de R$ 17 bilhões em obras de ampliação e conservação, garantindo a modernização contínua da malha rodoviária

O valor será direcionado a intervenções estratégicas, que incluem a construção de faixas adicionais, duplicações e melhorias em dispositivos de acesso

“Além disso, há um forte compromisso com a modernização dos serviços ao usuário, como a ampliação de bases de atendimento e a implementação de tecnologias para maior eficiência e segurança no trânsito”, reforça a empresa

“Com esse investimento, a Eixo SP reafirma sua missão de proporcionar infraestrutura de qualidade, impulsionando o desenvolvimento regional e promovendo uma experiência segura e confortável para os usuários das rodovias”, afirma

FATOS MARCANTES

A Eixo SP é responsável pela administração de 1.221 km de rodovias que conectam 62 municípios, desde Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, na divisa com Mato Grosso do Sul

Trata-se do maior contrato de concessão rodoviária sob a supervisão da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo), refletindo a magnitude e a importância do projeto para a infraestrutura estadual

“Com esse investimento, a Eixo SP reafirma sua missão de proporcionar infraestrutura de qualidade, impulsionando o desenvolvimento regional e promovendo uma experiência segura e confortável para os usuários das rodovias”, comenta a concessionária

Em junho de 2025, a inauguração das nove unidades de Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros representou a principal entrega em 2025, consolidando um investimento de R$ 58,8 milhões

Cada unidade conta com cerca de 20 mil m², com infraestrutura completa e gratuita, incluindo estacionamento com vagas demarcadas, portaria 24 h, monitoramento por câmeras e iluminação, além de wi-fi em ambientes internos e externos

“Os caminhoneiros dispõem de sanitários, chuveiros, vestiários, lavanderia, refeitório com micro-ondas, sala de descanso com sofás, armários individuais e fraldário”, descreve

“Nos dois primeiros meses de operação, foram registradas 14 mil paradas, o que demonstra alta adesão e reflete a importância dos espaços para os caminhoneiros”, observa a Eixo SP

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