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Revista GC - Ed.110 - Novembro/Dezembro de 2025
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ESPECIAL RODOVIAS

Ecovias Imigrantes

Por Redação

Ecovias Imigrantes

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Construção de nova rampa de escape no km 46 da Via Anchieta – Pista Norte

Local: São Vicente (SP)

Investimento: N/A

Tipo: Melhoria

Escopo:Extensão de 200 m e largura de 5 m

  • Reservatório de argila expandida com 90 m de comprimento
  • Construção de muro de contenção
  • Implantação de sistema de drenagem
  • Instalação de reservatório para controle de cargas líquidas, evitando contaminação do solo

Benefícios: Ampliar as condições de segurança viária na descida da serra, permitindo o controle e a desaceleração segura de veículos pesados em emergências, especialmen


Ecovias Imigrantes

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Construção de nova rampa de escape no km 46 da Via Anchieta – Pista Norte

Local: São Vicente (SP)

Investimento: N/A

Tipo: Melhoria

Escopo:Extensão de 200 m e largura de 5 m

  • Reservatório de argila expandida com 90 m de comprimento
  • Construção de muro de contenção
  • Implantação de sistema de drenagem
  • Instalação de reservatório para controle de cargas líquidas, evitando contaminação do solo

Benefícios: Ampliar as condições de segurança viária na descida da serra, permitindo o controle e a desaceleração segura de veículos pesados em emergências, especialmente quando a Pista Norte opera em direção ao litoral devido a bloqueios na Pista Sul

Estágio: 24% concluídos (conclusão prevista no 1º semestre de 2027)

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Adequação geométrica de curvas e modernização dos sistemas de monitoramento entre o km 41 e o km 47 da Via Anchieta – Trecho de Serra

Local: São Bernardo do Campo (SP)

Investimento: N/A

Tipo: Melhoria

Escopo: Readequação geométrica de seis curvas (largura de pista, raio de curvatura, superelevação e visibilidade)

  • Substituição e atualização dos Painéis de Mensagens Variáveis – PMVs)
  • Instalação de novos radares (DER)
  • Modernização e ampliação do sistema de câmeras e integração ao Centro de Controle Operacional
  • Planejamento operacional com reforço de sinalização e acompanhamento das equipes de tráfego durante a execução

Benefícios: Melhorar a segurança e a fluidez no trecho de serra por meio da readequação de seis curvas da rodovia, compatibilizando o traçado com os padrões atuais de engenharia e o aumento do fluxo de veículos pesados

  • O projeto também busca modernizar integralmente o sistema de monitoramento e controle de tráfego, garantindo maior eficiência operacional, prevenção de acidentes e melhor comunicação com os usuários

Estágio: Em andamento (conclusão prevista no 1º semestre de 2027)

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Construção de nova Base de Atendimento ao Usuário (SAU) no km 46 da Via Anchieta – Sentido São Paulo

Local: Cubatão (SP)

Investimento: N/A

Tipo: Melhoria

Escopo:

  • Abrigo para viaturas e ambulâncias
  • Área técnica e administrativa para suporte operacional
  • Espaço de atendimento ao motorista, com sanitários, fraldário, área de descanso e oferta de água
  • Localização em ponto estratégico do trecho de serra, permitindo atuação mais ágil das equipes

Benefícios: Ampliar a infraestrutura operacional do Sistema Anchieta-Imigrantes, reforçando a eficiência do atendimento às ocorrências e proporcionando melhores condições de suporte aos motoristas

  • A nova base contribui para o aumento da segurança viária e para a melhoria da capacidade de resposta das equipes de inspeção, resgate e socorro mecânico, especialmente em períodos de maior fluxo e nas operações especiais de inversão de pista, garante a concessionária

Estágio: 73% concluídos (conclusão prevista no 1º semestre de 2026)

Executor: Neopav Engenharia Pavimentação e Infraestrutura

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Reabilitação do pavimento do Sistema Anchieta Imigrantes

Local: São Bernardo do Campo / Cubatão / Santos / São Vicente (SP)

Investimento: N/A

Tipo: Manutenção

Estágio: Em andamento

Executor: Neopav Engenharia Pavimentação e Infraestrutura

VALORES INVESTIDOS EM 2024/2025

  • Volume de recursos próprios: 100%

DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO

  • Ampliação da capacidade e outras melhorias: 24%
  • Conservação especial: 65%
  • Sistemas e equipamentos: 6%
  • Gestão socioambiental: 1%
  • Outros: 4%

PREVISÃO DOS INVESTIMENTOS EM 2026

  • Ampliação da capacidade e outras melhorias: 50%
  • Conservação especial: 39%
  • Sistemas e equipamentos: 3%
  • Gestão socioambienta:1%
  • Outros: 7%

FATOS MARCANTES

  • A concessionária possui um programa de reabilitação do pavimento, firmado junto à agência reguladora, que integra um conjunto de investimentos não somente na conservação rotineira, mas também em iniciativas em tecnologia
  • "Somado às inspeções rotineiras e à programação de obras, o programa monitora toda a malha rodoviária, a fim de assegurar o cumprimento integral aos parâmetros de segurança e conforto aos usuários”, diz a empresa
  • Pelo 3º ano seguido, a Ecovias foi a concessionária de rodovia mais bem-avaliada do Brasil
  • “Esse reconhecimento reforça o compromisso com a excelência no atendimento aos usuários e a segurança viária, mantendo-se entre as empresas de maior confiabilidade no setor”, celebra

CONCESSIONÁRIAS

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