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Revista GC - Ed.106 - Setembro 2024
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ESPECIAL IMOBILIÁRIO

MATEC ENGENHARIA

Projeto HSI Syslog Cajamar e outros
Por Redação

PRINCIPAL PROJETO

HSI Syslog Cajamar

DADOS TÉCNICOS

Local: Cajamar (SP)
Tipo: Galpão Industrial
Dimensões:
Área total construída: 201.120,30 m²
Área total do terreno: 553.734,22 m²
Pavimentos: 3 galpões e prédios anexos
Volume de concreto: 97.000 m³
Investimento: R$ 400 milhões
Estágio: 100%
Entrega: 2024
Diferencial técnico: Estudos geotécnicos

DESCRITIVO DE SOLUÇÕES

Inovação: A obra foi estruturada em BIM (Building Information Modeling), não somente na etapa de projetos, mas em todas as etapas do processo construtivo


PRINCIPAL PROJETO

HSI Syslog Cajamar

DADOS TÉCNICOS

Local: Cajamar (SP)
Tipo: Galpão Industrial
Dimensões:
Área total construída: 201.120,30 m²
Área total do terreno: 553.734,22 m²
Pavimentos: 3 galpões e prédios anexos
Volume de concreto: 97.000 m³
Investimento: R$ 400 milhões
Estágio: 100%
Entrega: 2024
Diferencial técnico: Estudos geotécnicos

DESCRITIVO DE SOLUÇÕES

Inovação: A obra foi estruturada em BIM (Building Information Modeling), não somente na etapa de projetos, mas em todas as etapas do processo construtivo

  • O desenvolvimento dos projetos foi feito em BIM pela construtora, que também desenvolveu o projeto de arquitetura
  • Foi utilizado aerofotogrametria para capturar a realidade em campo, com uso de drones para obter dados da superfície terrestre por meio de fotografias aéreas

Planejamento: Foi utilizado sistema de aerofotogrametria via drone, monitoramento de indicadores via Power BI e acompanhamento diário de todas as disciplinas

Projeto: A obra enfrentou desafios geotécnicos únicos devido à natureza do solo

  • O terreno possui uma camada de solo sobre rocha calcária, propensa ao desenvolvimento de carstes (cavernas e bolsões vazios), além de áreas com solo mole
  • Para mitigar esses riscos, foram realizadas análises detalhadas e ensaios com georadar, geodrenos, pré-carregamento, monitoramento e controle tecnológico, além do uso de BIM para modelagem e adequação das soluções
  • “A Matec articulou a execução de um protótipo dos módulos para aprovação dos sistemas e padrões junto ao cliente, fornecedores e demais envolvidos, desenvolvendo uma abordagem colaborativa para a obra”, diz a empresa

Qualidade Urbana: O município de Cajamar é um dos principais hubs logísticos do Brasil, com fácil acesso a algumas das melhores rodovias do país, como Anhanguera e Bandeirantes

Eficiência energética: Um empreendimento com subestação de energia própria para atender exclusivamente à demanda dos locatários, alta margem de estabilidade da rede, custo de energia abaixo do convencional, capacidade energética de 9.000 kVA, geradores para as áreas comuns, iluminação dos galpões em LEd com 400 Lux

Uso de materiais: A construção do HSI Syslog Cajamar envolveu desafios e uma mobilização de recursos

  • Terraplanagem: Movimentação de cerca de 4 milhões de m³ de terra, equivalentes a 285.000 caminhões basculantes
  • Contenção: 14.000 m² de contenções
  • Drenagem: Mais de 7.500 m de redes enterradas e 12.000 m³ de armazenamento temporário
  • Fundação: Instalação de 1.650 estacas com 44 km de perfuração, utilizando a maior perfuratriz hélice contínua do país
  • Cavernas: 95 cavernas, cada uma com 2.500 m³ de concreto
  • Pré-moldados: 7.000 peças
  • Concreto: 102.000 m³
  • Aço: Acima de 11.000 toneladas de aço
  • Elétrica: Mais de 4.000 luminárias e mais de 520.000 m de cabeamento

Módulos: Os módulos sanitários prontos facilitam a instalação e, nessa obra específica, “permitiram a conclusão do projeto com mais agilidade, sem abrir mão da segurança”

  • “As instalações foram rápidas e não exigiram grandes intervenções na estrutura do galpão, reduzindo consequentemente o tempo de obra”, relata a companhia.
  • “Todo o processo envolveu um ano de planejamento e testes para garantir sustentabilidade, logística adequada e atendimento aos prazos de entrega”

OUTROS PROJETOS

Galpão Industrial em Anápolis

DADOS TÉCNICOS

Local: Anápolis (GO)
Tipo: Industrial
Dimensões: 31,50 x 17,10 m
Área total construída: 900 m²
Área total do terreno: 47.000 m²
Pavimentos: 2, sendo térreo produtivo e superior técnico
Volume de concreto: 514 m³ (estavas, blocos, baldrames, pilares, vigas e lajes)
Investimento: R$ 16,6 milhões
Estágio: 100%
Entrega: 2024
Diferencial técnico: Integração da construção à edificação, garantindo padronização técnica e visual, além de baixa interferência no funcionamento do empreendimento

DESCRITIVO DE SOLUÇÕES

Inovação: Metodologia BIM para gerenciamento dos projetos, permitindo a integração e compatibilização dos projetos, contingenciando interferências e otimizando o planejamento de execução da obra

Planejamento: Para projeção das etapas construtivas e planejamento físico-financeiro da obra foram implementadas as seguintes estratégias:

  • Uso de softwares para gerenciamento do cronograma e recursos como MS Project, Mega e Aprove, a fim de controlar os processos e otimizar o acompanhamento
  • Implementação do planejamento estratégico, a partir de planos de ação, análise de viabilidade, matriz de riscos, dentre outras técnicas para gerenciamento da construção

Qualidade urbana: “No espaço urbano, a principal característica da construção é a harmonização da fachada com as construções existentes, contribuindo para a concordância visual e valorização da obra, além da adequação dos acessos e entorno ao padrão, buscando minimizar os impactos na urbanização do conjunto de edificações”, descreve a empresa

Projeto: Para as soluções termoacústicas foram adotados os seguintes fechamentos:

  • Telha trapezoidal sanduiche com manta de lã de rocha, para cobertura do pavimento técnico
  • Painéis modulares com núcleo termo isolante, padrão farmacêutico (GPM) para forro das salas da área produtiva

Para as soluções arquitetônicas, foram adotadas as seguintes características:

  • Placa ACM para o fechamento de fachada, seguindo o padrão visual da edificação adjacente
  • Fachada na cor branco neve, seguindo o padrão visual da edificação adjacente

Eficiência energética: Com o objetivo de promover a eficiência energética da edificação foram admitidas as seguintes premissas:

  • Utilização de lâmpadas LED para iluminação do prédio
  • Otimização dos sistemas operacionais de automação dos equipamentos de HVAC
  • Monitoramento energético global e operacional dos sistemas de HVAC
  • Comissionamento e certificação dos sistemas especiais para garantir o funcionamento adequado

Uso de materiais: Para alocação dos insumos construtivos, as principais estratégias utilizadas foram:

  • Levantamento de quantitativos e especificações detalhadas, a partir das premissas de engenharia, a fim de reduzir as perdas de material
  • Controle dos estoques de materiais de responsabilidade interna, visando evitar falta ou excesso de material para otimização da produção
  • Separação dos resíduos, a fim de otimizar o reaproveitamento de materiais no canteiro de obras
  • Controle de qualidade dos materiais no recebimento, com o objetivo de evitar trocas de material durante a construção, otimizando a produção
  • Acompanhamento e orientação as equipes de produção com relação ao armazenamento e uso dos materiais, visando reduzir as perdas

Gestão da água, solo e resíduos: Manutenção contínua das instalações de água e energia do canteiro de obras, evitando desperdícios

  • Gestão na obra a partir da separação dos resíduos no canteiro e destinação adequada para companhia regulamentada de reciclagem e descarte
  • Integração e treinamento contínuo das equipes para capacitação sobre práticas sustentáveis
  • Monitoramento contínuo do desempenho e funcionamento das práticas ambientais de gestão dos resíduos, água e energia, buscando otimizar a sinalização e orientação das equipes

DESAFIOS

  • “Hoje, além de haver mais informações e canais de busca, o tempo de retorno é maior. Com isso, os processos de fabricação também estão mais ágeis. A industrialização facilita muito esse processo, pois contratamos fornecedores de insumos pré-moldados ou pré-fabricados e isso agiliza a execução da obra, tornando o site uma linha de montagem”, comenta a Matec

“Outro fator que nos auxilia são os métodos de acompanhamento de obra usando a tecnologia, como aerofotogrametria, com uso de drones, que mapeiam as áreas e trazem informações em tempo real para tomada de decisões”, dscreve

PERSPECTIVA

  • Na visão da empresa, o mercado está aquecido, com vários setores em crescimento se comparado com 2023“A entrada de novas concorrências e de novos projetos em comparação ao ano passado aumentou em cerca de 80%”, informa a companhia
  • “Podemos dizer que é 2024 é um ano bom e positivo. Para 2025, há uma preocupação ligada ao posicionamento do governo, pois qualquer mudança que ocorra em termos de inflação ou déficit influencia o setor”, completa
  • Outro ponto de atenção é a alta do dólar, que também pode resultar no aumento dos preços de materiais
  • “A forma para enfrentar esse desafio pode estar na busca por novos fornecedores, tecnologias, materiais e misturas”, orienta
  • “Isso significa que a engenharia é um combo de criatividade e resiliência para permanecer no mercado”

FATOS MARCANTES

  • A empresa realizou 7 entregas de obras no período 2022/2023, com obras industriais de bens de consumo, farmacêutica e galpões logísticos que totalizam mais de 112 mil m2
  • A filiação ao BIM Fórum Brasil como associado Golden foi seguida pela conquista da premiação BIM Fórum com a obra de Cajamar
  • Entrada no mercado farmacêutico, executando duas obras simultaneamente, com complexidades diferentes e clientes distintos
  • Aprimoramento da política de ESG, com a consultoria do CTE apoiando na gestão e na matriz de materialidade, “com foco em fortalecer ações que já eram feitas e planejando ações para complementar nosso compromisso”
  • Criação de indicadores de Meio Ambiente e Segurança tanto nas obras como no escritório central
  • Internamente, a empresa se reestruturou na área Diretiva, com contratações de profissionais para alta gestão
  • Para a gestão de fornecedores, foi implantada a plataforma Techsocial customizada para atender demandas e necessidades do setor
  • A plataforma recebe indicações de fornecedores, analisa, homologa e faz a gestão documental do fornecedor. Mensalmente, o fornecedor alimenta a plataforma com documentação acessória obrigatória para liberação de suas medições
  • Para consolidação dos dados e controle de documentações de qualidade e segurança, foi implantado um sistema para gerar dados das verificações de serviços e materiais, registrar não conformidades e planos de ação, registro do diário de obra online, controle e checklist de visita em alojamentos e verificações de segurança do trabalho, como checklist de máquinas e equipamentos

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