P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista GC - Ed.19 - Setembro 2011
Voltar
Entrevista

Ênfase no suporte ao produto

A trajetória da Sotreq iniciou em 1941, quando a Sociedade de Tratores e Equipamentos Ltda. (Sotreq) e a Caterpillar firmaram um contrato que valia para o Distrito Federal e os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No início, além de tratores e moto escrêiperes CAT, a empresa vendia cabos de aço, guinchos, guindastes, dragas, barcaças, locomotivas, tratores agrícolas de rodas, caminhões e trailers. Os primeiros 21 funcionários se instalaram em um escritório no Centro do Rio.

A sede definitiva foi inaugurada em 1949, na Avenida Brasil, principal eixo de saída e chegada do Rio de Janeiro.

Na esteira da ampliação de suas atividades, a Sotreq passou a atuar nos Estados de Minas Gerais, Pará, o então território do Amapá, Goiás e Tocantins.

Em 2001, passou a revender produtos, serviços e sistemas Caterpillar em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas, Acre e Roraima.

Um ano depois, com a criação da Somov, foi então constituído o Grupo Sotreq, que hoje congrega a Sotreq, Somov, MDPower (2006), Soimpex (2007) e, mais recentemente, SEM.

A empresa atende 75% do território brasileiro por meio da atuação de suas 35 filiais estrategicamente posicionadas em vários estados, tais como, São Paulo e Rio de Janeiro, e todos os demais das regiões sudeste, centro-oeste e norte do País. Possui filiais situadas em todas as capitais, mas ainda diversas outras localizadas no interior dos estados e, mesmo, em sítios remotos dos próprios clientes.

Além de revender produtos, serviços e sistemas Caterpillar, o Grupo Sotreq também comercializa e fornece suporte técnico para equipamentos das marcas O&K, MaK, Hyster, Tennant e Perkins.

De capital 100% nacional, o Grupo Sotreq conta com um quadro de mais de 4.800 funcionários diretos, dos quais mais da metade são técnicos, voltados ao atendimento de suporte ao cliente. Na área de Suporte ao Produto a estimativa é de dobrar o quantitativo de técnicos nos próximos quatro anos. São muitos os programas de qualificação profissional, abrangendo desde a Escola de Formação de Mecânicos, Certificações Nacionais e Internacionais em Produtos, e mesmo o MBA Sotreq.

A empresa conta ainda com o Instituto Social Sotreq – ISSO, com programas


A trajetória da Sotreq iniciou em 1941, quando a Sociedade de Tratores e Equipamentos Ltda. (Sotreq) e a Caterpillar firmaram um contrato que valia para o Distrito Federal e os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No início, além de tratores e moto escrêiperes CAT, a empresa vendia cabos de aço, guinchos, guindastes, dragas, barcaças, locomotivas, tratores agrícolas de rodas, caminhões e trailers. Os primeiros 21 funcionários se instalaram em um escritório no Centro do Rio.

A sede definitiva foi inaugurada em 1949, na Avenida Brasil, principal eixo de saída e chegada do Rio de Janeiro.

Na esteira da ampliação de suas atividades, a Sotreq passou a atuar nos Estados de Minas Gerais, Pará, o então território do Amapá, Goiás e Tocantins.

Em 2001, passou a revender produtos, serviços e sistemas Caterpillar em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas, Acre e Roraima.

Um ano depois, com a criação da Somov, foi então constituído o Grupo Sotreq, que hoje congrega a Sotreq, Somov, MDPower (2006), Soimpex (2007) e, mais recentemente, SEM.

A empresa atende 75% do território brasileiro por meio da atuação de suas 35 filiais estrategicamente posicionadas em vários estados, tais como, São Paulo e Rio de Janeiro, e todos os demais das regiões sudeste, centro-oeste e norte do País. Possui filiais situadas em todas as capitais, mas ainda diversas outras localizadas no interior dos estados e, mesmo, em sítios remotos dos próprios clientes.

Além de revender produtos, serviços e sistemas Caterpillar, o Grupo Sotreq também comercializa e fornece suporte técnico para equipamentos das marcas O&K, MaK, Hyster, Tennant e Perkins.

De capital 100% nacional, o Grupo Sotreq conta com um quadro de mais de 4.800 funcionários diretos, dos quais mais da metade são técnicos, voltados ao atendimento de suporte ao cliente. Na área de Suporte ao Produto a estimativa é de dobrar o quantitativo de técnicos nos próximos quatro anos. São muitos os programas de qualificação profissional, abrangendo desde a Escola de Formação de Mecânicos, Certificações Nacionais e Internacionais em Produtos, e mesmo o MBA Sotreq.

A empresa conta ainda com o Instituto Social Sotreq – ISSO, com programas de formação de jovens para o mercado de trabalho, totalizando 3.400 beneficiários desde sua fundação, seis anos atrás. Além disso, destaca-se a Certificação ISO 9001 de seu Centro de Remanufatura de Componentes de Contagem, considerado referência mundial.

Outra importante prioridade de investimento é a tecnológica.

Em 2010 foi constituída uma unidade, visando à representação de produtos de tecnologia de monitoramento de máquinas, Sitech. Para isso, a empresa conta hoje com duas Centrais de Monitoramento, uma em Contagem e outra em Sumaré, de onde 3.500 máquinas têm suas condições vitais acompanhadas em tempo real.

Destaca-se ainda o Laboratório de Análise de Óleo SOS, que em 2010 bateu a marca histórica de mais de 34.000 amostras realizadas em único mês.

A empresa entende que este vai ser o próximo fator diferenciador em seu mercado. Monitorar equipamentos nos sítios dos clientes, quanto à sua utilização e performance operacional. Trata-se aqui do monitoramento de condições dos equipamentos representados. A empresa acredita que, dessa forma, mantém-se na direção de sua missão, seu legado, de “Integrar soluções para o desenvolvimento sustentável”.

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade