Infraestrutura
Agência Estado
27/08/2012 11h15 | Atualizada em 27/08/2012 18h45
O trem fabricado na China entra em circulação no metrô do Rio de Janeiro neste sábado. No entanto, a viagem inaugural na sexta-feira mostrou que ainda são necessários ajustes para que ele entre em pleno funcionamento. Um dos problemas é que as composições não estavam niveladas com as plataformas, deixando uma diferença de 5 cm a 6 cm em todas as 13 estações percorridas. Isso dificulta o acesso de cadeirantes e pode provocar acidentes com idosos e apressados.
"De que adianta aumentar o conforto, se vai causar mais risco de acidente?", questionou o analista de sistemas Luis Carlos Gomes. Ele relatou que um dos passageiros, um deficiente visual, encontrou dificuldade par
...O trem fabricado na China entra em circulação no metrô do Rio de Janeiro neste sábado. No entanto, a viagem inaugural na sexta-feira mostrou que ainda são necessários ajustes para que ele entre em pleno funcionamento. Um dos problemas é que as composições não estavam niveladas com as plataformas, deixando uma diferença de 5 cm a 6 cm em todas as 13 estações percorridas. Isso dificulta o acesso de cadeirantes e pode provocar acidentes com idosos e apressados.
"De que adianta aumentar o conforto, se vai causar mais risco de acidente?", questionou o analista de sistemas Luis Carlos Gomes. Ele relatou que um dos passageiros, um deficiente visual, encontrou dificuldade para entrar na composição por causa do desnível do vagão e da plataforma. "Isso é absurdo, é uma falha", reclamou Gomes durante a primeira viagem aberta à população depois de um breve trajeto realizado somente com convidados.
No mês passado, o trem virou polêmica quando sindicato e especialistas denunciaram que a concessionária estaria realizando ajustes em estações e túneis para evitar possíveis colisões laterais das composições que, mais leves que as atuais, poderiam chacoalhar mais. Na época, o MetrôRio rebateu as acusações, alegando que os ajustes foram feitos para adequações a padrões internacionais.
16 de abril 2020
16 de abril 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade