Infraestrutura
DCI
27/04/2017 08h36 | Atualizada em 27/04/2017 14h36
A Prefeitura de São Paulo e empresários do setor de mobilidade apostam na tecnologia, no aprimoramento do sistema de transporte público, e no uso colaborativo do carro privado como forma de otimizar o trânsito da capital.
A discussão a cerca dos problemas e soluções no transporte da capital paulista aconteceu ontem, (24), em um fórum promovido pela Jovem Pan, que reuniu diversas autoridades públicas e empresários para debater o futuro da cidade em quatro eixos temáticos: transporte, saúde, inovação e urbanismo. O evento contou com a presença do prefeito João Doria e do governador, Geraldo Alckmin.
O Secretário Municipal de Transportes, Sérgio Avelleda
...A Prefeitura de São Paulo e empresários do setor de mobilidade apostam na tecnologia, no aprimoramento do sistema de transporte público, e no uso colaborativo do carro privado como forma de otimizar o trânsito da capital.
A discussão a cerca dos problemas e soluções no transporte da capital paulista aconteceu ontem, (24), em um fórum promovido pela Jovem Pan, que reuniu diversas autoridades públicas e empresários para debater o futuro da cidade em quatro eixos temáticos: transporte, saúde, inovação e urbanismo. O evento contou com a presença do prefeito João Doria e do governador, Geraldo Alckmin.
O Secretário Municipal de Transportes, Sérgio Avelleda, acredita que o desenvolvimento da tecnologia trará um uso mais consciente dos veículos individuais e, com isso, medidas restritivas como o sistema de rodízio e o possível Pedágio Urbano podem ser adiados ou, até mesmo, suspensos.
Para exemplificar, o secretário apontou os aplicativos de carona compartilhada, os carros autônomos, e a possibilidade que a internet trouxe de as pessoas trabalharem em suas próprias casas, diminuindo os deslocamentos nas vias da cidade.
O gerente geral do Waze no Brasil, André Loureiro, disse que a companhia entende a necessidade de criar meios de diminuir o tráfego de veículos individuais. A Waze vai lançar, até o final do ano, a funcionalidade Waze Carpool, um sistema de caronas.
De acordo com Avelleda, para incentivar o uso coletivo de transporte, a gestão vai adotar medidas atrativas nos ônibus, como a implantação de ar-condicionado, wifi e carregadores de celular em toda a frota do município. O secretário também falou da importância de integrar o transporte sobre trilhos com os outros modais: ônibus, carros e bicicletas. "Precisamos (Prefeitura) modernizar o sistema, incorporando novas tecnologias e, sobretudo, planejar o transporte do cidadão da origem ao destino", diz. Segundo Avelleda, as cidades que trabalharam em políticas de integração dos modais conseguiram uma aderência maior dos cidadãos ao transporte público. O secretário e integrantes que compuseram a mesa da temática de transportes, entre eles o presidente do SP Urbanuss, Francisco Christovam e o diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, frisaram a importância da elaboração de políticas de subsídios para garantir a sustentabilidade do transporte público na metrópole paulista, que transporta, diariamente, 6 milhões de pessoas nos modais sobre trilhos e ônibus. "Não existe transporte público em cidade grande que não tenha subsídio", diz Avelleda.
O secretário garantiu que a nova licitação, prevista para acontecer em maio, vai exigir das concessionárias a troca gradativa da frota municipal por ônibus movidos a energia limpa.
O evento também discutiu a sustentabilidade do SUS, e o prontuário eletrônico que é prometido em todos os governos, mas nunca sai do papel. Segundo o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, a digitalização do sistema deve sair nos próximos meses, garantindo mais agilidade e redução de custos aos cofres públicos. Na mesa de inovação, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Gilberto Kassab, apontou os poucos investimentos voltadas para a área. Kassab falou também da importância da implantação de parques tecnológicos e apoio às startups para o fomento à inovação e emprego a cidade.
16 de abril 2020
16 de abril 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade