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SP: Projeto de R$ 22 mi para o Aeroporto de Cumbica é descartado

Desenho do 3º terminal, na forma de avião, foi exigência da Anac; concessionária vai refazer proposta e já estuda ampliar capacidade.

O Estado de S.Paulo

19/07/2012 09h48 | Atualizada em 19/07/2012 13h21


O projeto de R$ 22,6 milhões encomendado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para o futuro Terminal 3 do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), vai ser engavetado.

Isso porque os novos operadores do aeroporto a Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. decidiram não aproveitar o projeto, que ficou conhecido pelo desenho em formato de avião.

Quando definiu as regras da concessão de Cumbica, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estipulou que a Infraero entregasse o projeto básico do terceiro terminal ao operador privado.

Mas o contrato não tem nenhuma cláusula que obrigue a iniciativa privada a usar o

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O projeto de R$ 22,6 milhões encomendado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para o futuro Terminal 3 do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), vai ser engavetado.

Isso porque os novos operadores do aeroporto a Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. decidiram não aproveitar o projeto, que ficou conhecido pelo desenho em formato de avião.

Quando definiu as regras da concessão de Cumbica, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estipulou que a Infraero entregasse o projeto básico do terceiro terminal ao operador privado.

Mas o contrato não tem nenhuma cláusula que obrigue a iniciativa privada a usar o tal projeto. A informação é da Anac.

Questionada sobre o motivo de gastar tanto dinheiro em um projeto quando a discussão sobre a privatização de Cumbica já estava em andamento, a Infraero afirmou que a entrega “estava na lista dos afazeres” da estatal, “assim como a conclusão das obras de terraplenagem”.

Economia

Agora, a Infraero tenta reduzir o prejuízo: em uma reunião na quarta-feira, 18, com o consórcio MAG – formado, entre outras empresas, pelo escritório de arquitetura paulistano Biselli+Katchborian -, tentou renegociar o valor global do contrato, uma vez que o projeto executivo não chegará a ser feito. Dos R$ 22,6 milhões totais, quase R$ 11 milhões já foram pagos pelos estudos preliminares e projeto básico.

A Infraero quer fechar tudo em aproximadamente R$ 16 milhões, mas ainda não chegou a um acordo com os escritórios, que venceram uma licitação em 2009 para tocar a proposta.

Outro desenho

Formada pela construtora Invepar e pela operadora de aeroportos sul-africana Acsa, a Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos confirma que não vai usar o projeto encomendado pela Infraero. Dois novos desenhos estão sendo elaborados por um escritório de arquitetura com sede fora do País.

A concessionária não comenta por que não quis usar o projeto já pronto. O Estado apurou que ele não atenderia aos padrões pretendidos pelos novos donos do aeroporto, que querem que Guarulhos siga uma identidade visual parecida com a dos aeroportos que a Acsa já mantém na África do Sul, em cidades como Johannesburgo.

Pensado para receber apenas a demanda de passageiros internacionais de Guarulhos, o Terminal 3, oficialmente, tem capacidade estimada para 12 milhões de passageiros por ano.

Mas a concessionária já estaria repensando esse número, uma vez que, só em 2011, o aeroporto recebeu 11,3 milhões de passageiros internacionais e, com a estimativa atual, já nasceria saturado.

Até a Copa de 2014, o terceiro terminal não estará 100%, mas vai operar com no mínimo metade da capacidade. Será ampliado aos poucos até 2022, quando Cumbica poderá receber, ao todo, cerca de 60 milhões de pessoas por ano.

 

 

 

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