INFRAESTRUTURA
Assessoria de Imprensa
12/09/2019 11h00 | Atualizada em 12/09/2019 14h12
Alexandre Baldy, Secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, encerrou no dia 6 de setembro a 25° edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária ao apresentar o que o Governo do Estado tem feito para impulsionar o setor metroferroviário.
“É muito importante compartilhar desse momento de entusiasmo, no qual podemos voltar a acreditar nos projetos de infraestrutura, especialmente nos de mobilidade”, disse.
Adotando o lema de buscar uma nova forma de olhar e pensar os problemas atuais, para desenvolver soluções inovadoras, Baldy apresentou os principais projetos realizados pela Secretaria recentemente.
Entre eles est&aacu
...Alexandre Baldy, Secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, encerrou no dia 6 de setembro a 25° edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária ao apresentar o que o Governo do Estado tem feito para impulsionar o setor metroferroviário.
“É muito importante compartilhar desse momento de entusiasmo, no qual podemos voltar a acreditar nos projetos de infraestrutura, especialmente nos de mobilidade”, disse.
Adotando o lema de buscar uma nova forma de olhar e pensar os problemas atuais, para desenvolver soluções inovadoras, Baldy apresentou os principais projetos realizados pela Secretaria recentemente.
Entre eles está o Expresso Leste – Mogi, que foi entregue em abril de 2019 para atender a uma reivindicação antiga dos moradores do Alto Tietê.
“A CPTM realizou obras de energia para implantar de forma integral o Expresso Leste – Mogi na Linha 11 – Coral, beneficiando cerca de 30 mil passageiros por dia”, disse. Outra iniciativa que trouxe ganhos significativos para a população foi o Expresso Linha 10+, que funciona aos sábados e contribui diretamente com o comércio da cidade de São Paulo.
“Por fim, o serviço Connect da linha 13 – Jade foi ampliado, aumentando de 12 para 21 o número de viagens nos dois sentidos.
No que diz respeito às inovações tecnológicas, Baldy citou a criação do aplicativo multimodal, que oferece informações sobre trajetos, previsões de chegadas e ocorrências operacionais, e do bilhete QRCode, que já está em período de testes na CPTM e no Metrô.
“Além disso, estamos fazendo a contratação de um novo sistema de monitoração eletrônica por imagem para as Linhas 1,2 e 3 do Metrô. O sistema será totalmente digital e incluirá funções inteligentes, como reconhecimento facial, identificação e rastreamento de objetos e detecção de invasão de áreas”, pontuou.
O Secretário falou, ainda, sobre a importante atuação da iniciativa privada em diversos projetos, como é o caso da construção da Estação João Dias, na linha 9-Esmeralda, que liga Osasco ao Grajaú. Outro exemplo citado foi a ligação da Linha 13-Jade aos terminais do aeroporto de Guarulhos, que receberá investimento por parte do GRU Airport e deve ser entregue até maio de 2021.
Sobre a retomada de investimentos, Baldy garantiu que o grande objetivo é dar continuidade, primeiramente, às obras paralisadas e aos contratos já firmados.
“Temos a extensão do trecho Vila Prudente – Penha, da linha 2-Verde, que representará mais 8 km de extensão, 8 estações novas e 22 trens”, disse.
O início das obras está previsto para 2020. Outro caso mencionado pelo Secretário foi o segundo trecho do VLT Baixada Santista, que está com o processo de licitação em andamento.
Após a fala de Baldy, Pedro Machado, Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), conduziu o discurso de encerramento do evento promovido pela entidade.
Segundo ele, a 25° Semana de Tecnologia Metroferroviária contou com a participação de mais de 1,2 mil congressistas, bem como a apresentação de mais de 70 trabalhos técnicos.
“A forma como este evento veio sendo conduzido ao longo de seus 25 anos de existência, teve como resultado a possibilidade de erigir-se no fórum que congrega simultaneamente os profissionais de transporte sobre trilhos de passageiros e de cargas, num ambiente de debate franco e construtivo, que sempre contou com o apoio entusiasmado de tantas entidades parceiras e que deixa um legado de conhecimento e de estímulo à participação, sobretudo para os mais jovens”, concluiu.
16 de abril 2020
16 de abril 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade