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Salvador enfrenta problemas e prepara nova planta de mobilidade

A dias da abertura da Copa das Confederações, entorno da Fonte Nova tem obras inacabadas

Portal 2014

05/06/2013 11h30 | Atualizada em 05/06/2013 18h05


Como se não bastasse o trânsito complicado, Salvador está passando por dias de horrores neste período que antecede a Copa das Confederações. A poucos dias do primeito jogo do evento-teste, é fato que a cidade receberá os turistas com alguns problemas de tráfego e mobilidade: ausência de metrô, poucas ciclovias, falta de sinalização, calçadas irregulares e principalmente o entorno do estádio com obras inacabadas.

Com o objetivo de minimizar os danos durante os megaeventos esportivos, governo e prefeitura correm para entregar uma série de itens do catálogo de exigências da Fifa. As principais avenidas de Salvador, por exemplo, passam por “operação tapa-buracos”, e o ent

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Como se não bastasse o trânsito complicado, Salvador está passando por dias de horrores neste período que antecede a Copa das Confederações. A poucos dias do primeito jogo do evento-teste, é fato que a cidade receberá os turistas com alguns problemas de tráfego e mobilidade: ausência de metrô, poucas ciclovias, falta de sinalização, calçadas irregulares e principalmente o entorno do estádio com obras inacabadas.

Com o objetivo de minimizar os danos durante os megaeventos esportivos, governo e prefeitura correm para entregar uma série de itens do catálogo de exigências da Fifa. As principais avenidas de Salvador, por exemplo, passam por “operação tapa-buracos”, e o entorno da Fonte Nova vive um processo de completa reconfiguração.

Não distante dali, segue o projeto do Metrô de Salvador. A obra foi iniciada há 14 anos, com R$ 700 milhões já investidos. A expectativa é que um trecho de seis quilômetros, que liga a estação da Lapa ao Acesso Norte, passando pela Fonte Nova, comece a operar até a Copa do Mundo. Já o restante do projeto ligando o Acesso Norte ao município de Lauro de Freitas, pela  Avenida Paralela, só deve estar pronto em 2016.

Recentemente a prefeitura de Salvador passou a responsabilidade do projeto para o governo do estado, que instaurou, por sua vez, um processo de licitação para escolha do consórcio que irá concluir as obras. As obras serão realizadas à partir de uma parceria público-privada (PPP) e criará uma malha ferroviária mais densa e eficiente. A proposta vai integrar o sistema de metrô aos trens do Subúrbio e será alimentado por ônibus articulados – uma espécie de BRTs.

Em 21 de junho de 2012 o governo abriu os envelopes do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). A concorrência escolheu o metrô com base do modal de transporte da cidade. A expectativa do governo é que pelo menos quatro consórcios que participaram da PMI, agora concorram à licitação. O prazo para divulgação dos vencedores da licitação é 30 de julho. Quem ganhar a concorrência terá a responsabilidade de construir e operar o sistema até 2053.

Ciclovias

Além da implantação do metrô, está prevista para o próximo ano, a implantação do projeto “Cidade Bicicletas”. Com um orçamento de R$ 40 milhões, o projeto tem como proposta dotar a cidade de Salvador com uma malha de 217 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.

Atualmente a extensão do percurso cicloviário atual da cidade é de apenas 20 quilômetros, um dos menores do país. Os projetos executivos, divididos em cinco etapas, com trechos no entorno da Arena Fonte Nova, Centro Antigo, Centro-Orla, Orla e Itapagipe, foram licitados, mas até o momento as obras não começaram.

Por outro lado, outra importante intervenção foi entregue: a requalificação da Avenida Vasco da Gama. A via, um dos corredores de acesso à Fonte Nova, passou por completa requalificação, com macrodrenagem e urbanização do canal -- cuja extensão é de quase seis quilômetros. Além disso, foi concluída a construção de 1,3 quilômetro de via exclusiva de ônibus.

Cidade em obras

Mais três obras de grande impacto estão previstas para os próximos dois anos: o Corredor Transversal, o Complexo Viário do Imbuí e a Via Expressa Baía de Todos os Santos. No total, serão mais de dez quilômetros de novas vias, com investimentos de aproximadamente R$ 500 milhões.

Até agosto deste ano, o governo deve entregar a Via Expressa Baía de Todos os Santos, que liga a BR 324 à área portuária de Salvador. Serão 4,5 quilômetros de extensão, com 14 viadutos, quatro passarelas, três túneis e ciclovias em toda extensão.

Os novos projetos em andamento estão ligados à construção do Corredor Transversal e do Complexo Viário do Imbuí, ambos na região da Paralela. A expectativa de investimento nos dois projetos é de R$ 75 milhões, podendo chegar a R$ 90 milhões, segundo informações da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). O Corredor Transversal vai interligar a Avenida Gal Costa à Pinto de Aguiar. As vias servirão como retroalimentadoras da Linha 2 do Metrô. O projeto prevê alargamento das avenidas, que passam a contar com seis faixas, além de ciclovias e passeios.

Já o Complexo Viário do Imbuí contempla construção de dois viadutos, que farão a ligação entre a Paralela e os bairros do Imbuí, Boca do Rio, Stiep e a Orla. O projeto inclui ainda a ampliação da via marginal que liga o Centro Administrativo da Bahia (CAB) à Avenida Luís Eduardo Magalhães e a Luís Eduardo ao bairro do Imbuí.

Mudanças

Outras mudanças na engenharia de trânsito, divulgadas recentemente pela prefeitura de Salvador tendem a impactar na vida dos soteropolitanos. Para garantir uma maior fluidez no trânsito estão previstas 17 importantes alterações.

Segundo a prefeitura os recursos, na ordem de R$ 3 milhões, já estão assegurados e as obras começarão imediatamente. Algumas, inclusive, devem estar prontas antes da Copa das Confederações.

Entre as principais modificações em curto prazo estã a construção de passarelas na Avenida Tancredo Neves, uma quinta faixa na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), a instalação de semáforos inteligentes na região do Iguatemi, a instalação de novos pontos de ônibus e passarelas na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), além do alargamento de ruas e a inversão de fluxo na Avenida Paulo VI (no bairro da Pituba), na Rua Chile (Centro Histórico).

 

 

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