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RS: Ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre não fica pronta até a Copa

Para a Infraero, atraso no Salgado Filho não afetará fluxo de passageiros da Copa.

Uol

12/12/2012 10h16


As obras de ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), não vão ficar prontas até 2014, como inicialmente previsto, segundo a Infraero.

Durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Porto Alegre, nesta segunda-feira, o superintendente da Infraero Carlos Alberto Souza disse que o atraso no cronograma se deve a complexidade da obra. Os trabalhos devem começar em junho de 2013 e levar 18 meses, com conclusão prevista em 2015.

Mas, segundo ele este atraso não afetará o fluxo de passageiros vindos para a Copa, já que a ampliação atenderá em sua maioria o transporte de cargas. “Atualmente o Salgado Filho já atenderia à demanda da Copa 2014″, diz Souza. A Infraero ressalta que o ae

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As obras de ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), não vão ficar prontas até 2014, como inicialmente previsto, segundo a Infraero.

Durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Porto Alegre, nesta segunda-feira, o superintendente da Infraero Carlos Alberto Souza disse que o atraso no cronograma se deve a complexidade da obra. Os trabalhos devem começar em junho de 2013 e levar 18 meses, com conclusão prevista em 2015.

Mas, segundo ele este atraso não afetará o fluxo de passageiros vindos para a Copa, já que a ampliação atenderá em sua maioria o transporte de cargas. “Atualmente o Salgado Filho já atenderia à demanda da Copa 2014″, diz Souza. A Infraero ressalta que o aeroporto trabalha com apenas 60% de sua capacidade e a ampliação da pista não fazia parte dos planos originais da Copa.

Entretanto ao UOL Esporte, o vereador João Carlos Nedel (PP), presidente da Frente Parlamentar do Turismo de Porto Alegre, se disse preocupado que o aeroporto não consiga atender o fluxo de turistas gerados pelo torneio. “Atualmente a pista comporta aviões de porte médio e não os grandes como o A380. É necessário que exista um equilíbrio entre voos de carga e de passageiros”, disse ele.

“A pista não estar pronta impede, por exemplo, a chegada de grandes voos fretados da Europa ou da África. Acredito que esse atraso é falta de vontade política e espero que consigamos reverter essa situação”, completou ele.

O superintendente Souza afirmou que a capacidade atual do aeroporto é de 13 milhões de passageiros por ano e, após a reforma, o número será aumentado para 15,7 milhões anuais.

Já no próximo ano deve entrar em operação um equipamento anti-neblina (ILS) para combater uma das principais causas de fechamento do aeroporto. “O ILS deverá estar em operação já no próximo inverno e, com ele, poderemos atender até 97% de operacionalização”, afirmou Souza.

Segundo a Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo do Rio Grande do Sul, o aeroporto é o terceiro maior em movimentação internacional do país, operando voos para Buenos Aires, Rosário, e Córdoba (Argentina), Lima (Peru) Santiago (Chile), Montevidéo (Uruguai), Lisboa (Portugal) e Cidade do Panamá (Panamá).

 

 

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