Infraestrutura
Diário do Nordeste - CE
26/10/2012 08h09
O Brasil precisa investir R$ 190 bilhões para resolver os problemas das rodovias que formam o principal modal de transportes de País. A conclusão é da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que percorreu 95.707 km de rodovias federais e estaduais para verificar que mais da metade dessa extensão (60.053 km) apresenta deficiências que colocam em risco a vida dos viajantes e limitam o crescimento da economia.
A entidade lembrou que o Plano Plurianual (PPA) do governo para o período entre 2012 a 2015 prevê desembolsos de R$ 82,7 bilhões para infraestrutura rodoviária, mas destaca que apenas R$ 4,7 bilhões foram de fato investidos até agosto deste ano.
Projetos
A confederação elaborou uma lista co
...O Brasil precisa investir R$ 190 bilhões para resolver os problemas das rodovias que formam o principal modal de transportes de País. A conclusão é da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que percorreu 95.707 km de rodovias federais e estaduais para verificar que mais da metade dessa extensão (60.053 km) apresenta deficiências que colocam em risco a vida dos viajantes e limitam o crescimento da economia.
A entidade lembrou que o Plano Plurianual (PPA) do governo para o período entre 2012 a 2015 prevê desembolsos de R$ 82,7 bilhões para infraestrutura rodoviária, mas destaca que apenas R$ 4,7 bilhões foram de fato investidos até agosto deste ano.
Projetos
A confederação elaborou uma lista com 27 projetos considerados prioritários para melhorar o desempenho econômico do País. A relação consiste na duplicação e manutenção de 9.926 km de rodovias, por um custo de R$ 65 bilhões.
De acordo com a CNT, 33,4% do total de trechos rodoviários averiguados estão em situação apenas regular, enquanto 20,3% estão em condições ruins e 9% foram classificados como péssimos. Na outra ponta, 27,4% das estradas aparecem com bons índices de avaliação, enquanto apenas 9,9% do total foram consideradas ótimas.
Para os técnicos da confederação, 31,2% extensão analisada possui um traçado péssimo. Outros 16,2% foram avaliados como ruins e 30% receberam apenas o carimbo de regulares. Os problemas de sinalização aparecem em segundo lugar, com a classificação de péssima em 15,8% do total pesquisado, ruim em 19,9%, e regular em 30,5%.
As 21 melhores ligações rodoviárias do País têm pelo menos 80% de suas extensões geridas pela iniciativa privada. As estradas paulistas lideram o ranking.
16 de abril 2020
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