Infraestrutura
Intelog
24/10/2012 08h05
O sonho de uma alternativa à congestionada BR-116 começa a se tornar realidade para quem precisa se deslocar pela Região Metropolitana.
A estrada, que corre paralela à BR-116 (entre Sapucaia do Sul e Porto Alegre), tem o nome oficial de BR-448, mas é conhecida como Rodovia do Parque. Ela está com mais de 60% das obras concluídas - em média, já que é dividida em três lotes que apresentam diferentes estágios de construção.
Conforme Luiz Antônio Didoné, engenheiro-coordenador das obras da rodovia, o Lote 1, situado entre o km 0 (Sapucaia do Sul) e o km 9,1 (na BR-386, em Canoas), está 65% pronto. O Lote 2, do km 9,14 ao km 14,44 (todo em Canoas), está 64% concluído. E o lote 3, do km 14,4 ao km 22,3 (de Canoas à Capital), es
...O sonho de uma alternativa à congestionada BR-116 começa a se tornar realidade para quem precisa se deslocar pela Região Metropolitana.
A estrada, que corre paralela à BR-116 (entre Sapucaia do Sul e Porto Alegre), tem o nome oficial de BR-448, mas é conhecida como Rodovia do Parque. Ela está com mais de 60% das obras concluídas - em média, já que é dividida em três lotes que apresentam diferentes estágios de construção.
Conforme Luiz Antônio Didoné, engenheiro-coordenador das obras da rodovia, o Lote 1, situado entre o km 0 (Sapucaia do Sul) e o km 9,1 (na BR-386, em Canoas), está 65% pronto. O Lote 2, do km 9,14 ao km 14,44 (todo em Canoas), está 64% concluído. E o lote 3, do km 14,4 ao km 22,3 (de Canoas à Capital), está com 48% da obra realizada.
Algumas das obras de arte, como se chamam viadutos e pontes que constituem a parte mais difícil do trabalho, estão prontas. É o caso do Viaduto da Bianchini, no Lote 2, próximo à BR-386. Outra que está pronta é a duplicação do viaduto localizado no entroncamento da BR-116 com a RS-118 (Km 0), em Sapucaia do Sul. O viaduto de acesso a Esteio (km 3,5) está 80% concluído.
A realocação de 140 famílias da Vila do Dique para a Vila de Passagem, no bairro Fátima, possibilitou ao Lote 3 avançar nos trabalhos. Estacas da pista em elevada com 2,6 quilômetros de extensão, prevista para ser a maior do gênero no RS, foram fincadas. E já se tornam visíveis, para quem circula na freeway (BR-290), os pilares da ponte estaiada sobre o Rio Gravataí, que deve ser a maior obra da Rodovia do Parque. Os pilares que sustentarão os estais (cabos de aço) já estão com 40 metros de altura e chegarão a 75 metros. Eles foram a mais recente ação de porte na rodovia.
A obra só não está mais avançada porque faltam alguns pontos importantes. É o caso do viaduto sobre a faixa de domínio da Transpetro, viaduto da BR-386, ponte sobre a vala externa do Dique Mathias Velho e da vala da Rua Curitiba e viaduto sobre a ferrovia concedida à ALL. Mesmo sem conclusão de algumas obras de arte, alguns trechos já estão pavimentados. É o caso de dois quilômetros entre a BR-386 e o bairro Mato Grande, em Canoas. Este, na previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), será o primeiro lote da BR-448 a ser concluído.
16 de abril 2020
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