Infraestrutura
Assessoria de Imprensa
08/02/2013 10h21 | Atualizada em 08/02/2013 17h52
O governador Geraldo Alckmin, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o secretário-adjunto de Logística e Transportes, Moacir Rossetti, e o presidente da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, Laurence Casagrande Lourenço, assinaram na quinta-feira, 7 de fevereiro, os contratos das obras do Rodoanel Norte. "É uma grande obra para São Paulo e para o Brasil. Serão 44 km [de estrada] e mais 3,6 km de interligação. Com isso, completaremos os 178 km de Rodoanel", disse o governador.
A Construtora OAS Ltda, a Acciona Infraestructuras S/A e os consórcios formados pelas empresas Mendes Júnior/Isolux Corsán e Construcap/Copasa foram os vencedores da licitação interna
...O governador Geraldo Alckmin, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o secretário-adjunto de Logística e Transportes, Moacir Rossetti, e o presidente da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, Laurence Casagrande Lourenço, assinaram na quinta-feira, 7 de fevereiro, os contratos das obras do Rodoanel Norte. "É uma grande obra para São Paulo e para o Brasil. Serão 44 km [de estrada] e mais 3,6 km de interligação. Com isso, completaremos os 178 km de Rodoanel", disse o governador.
A Construtora OAS Ltda, a Acciona Infraestructuras S/A e os consórcios formados pelas empresas Mendes Júnior/Isolux Corsán e Construcap/Copasa foram os vencedores da licitação internacional para a construção do último trecho do anel viário.
O Governo do Estado de São Paulo contrata as obras com 23,1% de desconto frente ao valor de referência da licitação (R$ 5.080.191.168,55). O valor proposto pelas empresas é de R$ 3.906.504.764,55, que representou economia de cerca de R$1,2 bilhão.
Dezoito grupos foram pré-qualificados na última etapa da licitação. Entre as vencedoras, se encontram três construtoras espanholas: Isolux Corsán, Acciona Infraestructuras S/A e Copasa.
A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental já concedeu a Licença de Instalação para os trechos considerados como Prioridade 1, por considerar que a DERSA atendeu às exigências ambientais prévias ao início das obras nos trechos licenciados. A previsão é de que os trabalhos começarão em fevereiro.
O valor total do empreendimento, incluindo desapropriações, é de R$ 5,6 bilhões. O Rodoanel Norte é a maior licitação de obra rodoviária em andamento no País e segue as normas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que participou do financiamento com R$ 2 bilhões. A obra terá também R$ 1,72 bilhão do PAC e o restante do Tesouro do Estado.
As obras terão prazo de 36 meses para conclusão após a emissão das ordens de serviço, próxima etapa do processo de contratação. As intervenções serão realizadas em seis lotes. Cada lote possui extensão e valores diferentes:
O Rodoanel Norte terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. Ele inicia na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O trecho Norte é uma rodovia "Classe Zero" (de alto padrão técnico e controle total de acesso), com quatro faixas de rolagem por sentido entre o Rodoanel Oeste e a rodovia Fernão Dias. O segmento entre a Fernão Dias e a via Dutra terá três faixas de rolagem de 3,6 m de largura em cada pista. A rodovia ainda é provida de canteiro central com 11m de largura e terá velocidade de 100 km/h.
16 de abril 2020
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