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RJ receberá trens chineses em 2011

Governo recebeu US$ 211 mi do Banco Mundial

Webtranspo

04/06/2010 14h06


O governo do Rio de Janeiro anunciou nesta semana, que os 30 trens que devem compor sua frota metroferroviária no futuro já estão sendo produzidos na China. Conforme anunciado, as composições devem começar a ser entregues no início de 2011.

Segundo o governo estadual, os passageiros que utilizarem os trens para se deslocar na Região Metropolitana vão se surpreender com o padrão das novas composições, pois os trens chineses terão padrão europeu.

Isso quer dizer que oferecerão design arrojado, com bancos estofados, TVs de LCD, bagageiros, ar-condicionado, displays informativos, câmeras de segurança e todos os recursos de acessibilidade, garantindo a todos os usuários comodidade e segurança durante as viagens.

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O governo do Rio de Janeiro anunciou nesta semana, que os 30 trens que devem compor sua frota metroferroviária no futuro já estão sendo produzidos na China. Conforme anunciado, as composições devem começar a ser entregues no início de 2011.

Segundo o governo estadual, os passageiros que utilizarem os trens para se deslocar na Região Metropolitana vão se surpreender com o padrão das novas composições, pois os trens chineses terão padrão europeu.

Isso quer dizer que oferecerão design arrojado, com bancos estofados, TVs de LCD, bagageiros, ar-condicionado, displays informativos, câmeras de segurança e todos os recursos de acessibilidade, garantindo a todos os usuários comodidade e segurança durante as viagens.

Para adaptar os trens aos padrões do usuário brasileiro, foram necessárias algumas mudanças no projeto original, tendo em vista as diferenças de estatura, hábitos sociais e necessidades entre os brasileiros os europeus.

“Trabalhamos junto com os engenheiros chineses e alemães antes de chegarmos a um consenso. Apesar do ótimo padrão de qualidade dos trens europeus, era necessário fazer algumas alterações, como a dimensão dos bancos e a altura das barras de ferro, para que os brasileiros se sintam confortáveis nos vagões”, destaca Maurício Pessoa, diretor administrativo da Central.

Com o objetivo de garantir a total segurança aos usuários, cada vagão contará com quatro câmeras internas que serão monitoradas pelo maquinista. Assim, da cabine de comando, ele poderá identificar qualquer tentativa de travamento de portas, princípio de tumulto ou violência. As imagens também poderão servir à polícia, uma vez que ficarão armazenadas por um determinado período.

Além das câmeras de segurança nos vagões, os novos trens, diferentemente dos atuais, contarão com espelhos retrovisores, que vão auxiliar os maquinistas quanto ao travamento das portas na hora das partidas e durante as viagens. Hoje, para fazer este controle, o maquinista faz esse acompanhamento colocando a cabeça para fora da janela.

Cada trem é composto por 4 vagões que acomodam, juntos, 1.300 passageiros. Com a licitação mais rápida da América Latina e mais econômica do Brasil, segundo o governo fluminense, os 30 trens foram comprados com um financiamento de US$ 211 milhões do Banco Mundial e US$ 9 milhões do Estado.

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