P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Infraestrutura
Voltar

Infraestrutura

Rio de Janeiro ganha primeira ponte estaiada

Inaugurada ponte estaiada na Ilha do Fundão

Canal do Transporte

22/02/2012 15h25


O governo do Rio de Janeiro inaugurou nesta sexta-feira (17), na Ilha do Fundão, a Ponte do Saber. Trata-se da primeira ponte estaiada no estado, que liga a ilha com a Linha Vermelha, em frente ao Canal do Cunha.

Ponte - De acordo com o governo estadual, a Ponte do Saber chega como uma saída alternativa da ilha à cidade - pois antes os veículos chegavam à via expressa e a Avenida Brasil por apenas um caminho, na altura da entrada da Ilha do Governador - e para desafogar o trânsito na saída da Cidade Universitária, diminuindo em mais de uma hora a viagem, e melhorar o fluxo de veículos no momento de pico. A estimativa é que cerca de 25 mil veículos por dia devam cruzar o Canal do Fundão pela ponte, reduzindo em 60% o tráfego na Il

...

O governo do Rio de Janeiro inaugurou nesta sexta-feira (17), na Ilha do Fundão, a Ponte do Saber. Trata-se da primeira ponte estaiada no estado, que liga a ilha com a Linha Vermelha, em frente ao Canal do Cunha.

Ponte - De acordo com o governo estadual, a Ponte do Saber chega como uma saída alternativa da ilha à cidade - pois antes os veículos chegavam à via expressa e a Avenida Brasil por apenas um caminho, na altura da entrada da Ilha do Governador - e para desafogar o trânsito na saída da Cidade Universitária, diminuindo em mais de uma hora a viagem, e melhorar o fluxo de veículos no momento de pico. A estimativa é que cerca de 25 mil veículos por dia devam cruzar o Canal do Fundão pela ponte, reduzindo em 60% o tráfego na Ilha do Fundão na hora de rush.

A Ponte do Saber, também conhecida como Ponte Estaiada do Fundão, tem 780 metros de extensão, vão livre de 200 metros - maior que o da Ponte Rio-Niterói, para se ter uma idéia - e 96 metros de altura na parte mais elevada. A ponte é suspensa por 15 estais frontais (por isso a denominação “estaiada”) e seis de retaguarda, com os cabos de sustentação metálicos são ancorados em um único pilar. Segundo o governo do estado, o projeto é de responsabilidade da Secretaria do Ambiente e financiado com recursos da Petrobras no valor de R$ 320 milhões, entre repasses diretos e multas ambientais aplicadas contra a estatal.

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade