P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Infraestrutura
Voltar

Infraestrutura

Procuradoria do MT recorre contra paralisação de obra do VLT em Cuiabá

A Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso anunciou que protocolaria recurso nesta quinta-feira, na Justiça Federal do Mato Grosso, para tentar suspender a paralisação das obras de construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Valor Econômico

10/08/2012 11h14 | Atualizada em 10/08/2012 14h20


Na terça-feira o juiz substituto da 1ª Vara Federal, Marllon de Souza, determinou a suspensão do repasse do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a obra.

Segundo o procurador-geral de Mato Grosso, Jenz Prochnow, o Estado não foi notificado, durante a ação, para prestar informações e documentos. “Isso fere a Lei 8437/92. Foi uma decisão unilateral”, considera.

Prochnow defendeu ainda o modelo de VLT como melhor solução de transporte para a capital mato-grossense. Além disso, diz que o projeto se insere do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), outro questionamento feito pela Justiça Federal. “O contrato firmado prevê que a obra te

...

Na terça-feira o juiz substituto da 1ª Vara Federal, Marllon de Souza, determinou a suspensão do repasse do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a obra.

Segundo o procurador-geral de Mato Grosso, Jenz Prochnow, o Estado não foi notificado, durante a ação, para prestar informações e documentos. “Isso fere a Lei 8437/92. Foi uma decisão unilateral”, considera.

Prochnow defendeu ainda o modelo de VLT como melhor solução de transporte para a capital mato-grossense. Além disso, diz que o projeto se insere do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), outro questionamento feito pela Justiça Federal. “O contrato firmado prevê que a obra termine até a Copa, e mesmo que só parte esteja pronta já é considerado válido para entrar nesse regime.”

Para o procurador, a paralisação prejudica as obras e “afeta a população”. “Espero que o caso seja resolvido ainda essa semana e as obras voltem a ser tocadas”, diz. O VLT em Cuiabá terá 23 quilômetros divididos em dois trechos. O projeto prevê 40 veículos, com capacidade de 400 passageiros cada um.

A liminar concedida pela Justiça acatou as justificativas apontadas pelos Ministérios Públicos estadual e federal. A investigação, aponta o MPF, identificou “uma série de irregularidades” que vão desde a escolha do modal de transporte público até o estudo de viabilidade adequado.

“De acordo com informações contidas no inquérito civil que precedeu a ação civil pública, a própria Agecopa reconheceu, em um documento encaminhado ao Ministério das Cidades, que o custo de implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) é superior ao dobro do custo de implantação do Bus Rapid Transit (BRT)”, informou o ministério.

Enquanto o BRT custaria aos cofres públicos aproximadamente R$ 323,89 milhões, o VLT, conforme publicação no “Diário Oficial do Estado”, custará R$ 1,477 bilhão, o equivalente a quatro vezes o valor inicialmente orçado para o BRT.

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade