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Prefeitura do Rio entrega ponte do projeto do BRT Transcarioca

Via está localizada sobre o canal do Fundão, na Ilha do Governador; conclusão total ocorrerá em 2014

Portal 2014

20/08/2013 12h27


Uma nova ponte sobre o canal do Fundão, na Ilha do Governador, acaba de ser entregue pela Secretaria Municipal de Obras. A via vem sendo usada por quem sai do bairro e da Linha Vermelha em direção à avenida Brasil. Com 340 metros de extensão e duas faixas, a ponte é parte do projeto do BRT Transcarioca, corredor expresso que ligará a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão.

Construída em paralelo à ponte antiga, a nova ponte não terá acesso do BRT, mas sim de veículos de passeio, caminhões e demais ônibus, que já circulam normalmente no local, dando maior fluidez ao trânsito da região. O sistema BRT funcionará na ponte antiga, que por isso foi fechada para obras, que durarão 4 meses. Com isso, o BRT Transcarioca entrará em funcion

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Uma nova ponte sobre o canal do Fundão, na Ilha do Governador, acaba de ser entregue pela Secretaria Municipal de Obras. A via vem sendo usada por quem sai do bairro e da Linha Vermelha em direção à avenida Brasil. Com 340 metros de extensão e duas faixas, a ponte é parte do projeto do BRT Transcarioca, corredor expresso que ligará a Barra da Tijuca ao aeroporto do Galeão.

Construída em paralelo à ponte antiga, a nova ponte não terá acesso do BRT, mas sim de veículos de passeio, caminhões e demais ônibus, que já circulam normalmente no local, dando maior fluidez ao trânsito da região. O sistema BRT funcionará na ponte antiga, que por isso foi fechada para obras, que durarão 4 meses. Com isso, o BRT Transcarioca entrará em funcionamento no primeiro trimestre de 2014, e não mais em dezembro de 2013, como previsto anteriormente.

Ainda segundo o órgão responsável, devido à proximidade das duas estruturas, não foi preciso esquema de trânsito elaborado no local. Somente foi colocado um painel de mensagem variável na Avenida Brigadeiro Trompowski e o fluxo passou a seguir normalmente para a ponte nova. Com 39km de extensão, 45 estações e 14 bairros, a Transcarioca conta com investimento total de R$ 1,5 bilhão, sendo R$ 1,1 bi em recursos federais e R$ 403 milhões em contrapartida da Prefeitura.

Outros projetos

Em funcionamento desde junho de 2012, o BRT Transoeste, que interliga Barra da Tijuca e Santa Cruz, sofreu um atraso nas obras do chamado lote 4, uma expansão da Barra da Tijuca até Campo Grande. Recentemente, a Secretaria Municipal de Obras rescindiu o contrato com a empreiteira Sanerio, por descumprimento de itens e serviços do cronograma. A nova empresa, Mascarenhas Barbosa Roscoe, escolhida por seleção pública, está assumindo as obras.

Com isso, um novo cronograma será firmado para a entrega do trecho ainda este ano. Já o trecho de seis quilômetros do lote 0 da Transoeste, a ser implantado entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, interligando o BRT a nova linha 4 do metrô, ainda não teve seu processo de licitação anunciado, anteriormente previsto para 28 de junho.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, os editais de licitação estão em análise pelo Tribunal de Contas do Município e que se trata de um trâmite comum, que não comprometerá o prazo do projeto. O mesmo ocorre com o corredor Transbrasil, único BRT que ainda não saiu do papel, cujo processo de licitação era previsto para o dia 13 de junho.

A Transbrasil vai interligar as zonas Oeste, Norte e Centro do Rio de Janeiro e provavelmente terá a maior demanda entre todos os BRTs já projetados e implantados no mundo. Os 32 quilômetros de corredor exclusivo custarão quase R$ 1,5 bilhão e contarão com financiamento de R$ 1,097 bilhão do Governo Federal, por meio do PAC da Mobilidade Urbana. A prefeitura entrará com o restante do valor. Concebido para as Olimpíadas 2016, a implantação do sistema será iniciada ainda neste ano, com prazo de conclusão de 30 meses.

Por fim, as obras do BRT Transolímpica avançaram bem. No momento, cinco viadutos estão em construção: em Sulacap, Curicica, na Avenida Brasil (altura de Magalhães Bastos) e dois na Taquara. Já no Maciço da Pedra Branca, onde será construído um túnel de 1.800 metros, já estão em andamento serviços de limpeza, corte, drenagens e convenções para iniciar as escavações.

Com 23 quilômetros de extensão, o corredor vai ligar os bairros do Recreio dos Bandeirantes à Deodoro, passando por Barra da Tijuca e Jacarepaguá. A previsão é que as obras fiquem prontas até o final de 2015. Os custo total do projeto será de R$ 1,55 bilhão, financiado em parceria com a iniciativa privada através de concessão, que dará o direito de construção, manutenção e operação por 35 anos.

 

 

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