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Para ministro, BRT é solução para Copa

Sistema deve receber maior volume em verba

Webtranspo

20/05/2010 11h32 | Atualizada em 20/05/2010 14h52


Marcio Fortes, chefe do Ministério das Cidades, afirmou nesta quarta-feira, 19, durante o seminário “BRT's na Copa do Mundo: do projeto ao concreto – promovido pela Mercedes-Benz, em Campinas (SP) – que o sistema de BRT (Bus Rapid Transit) é a melhor solução de mobilidade.

Na ocasião, o ministro também apresentou os projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade Urbana da Copa, destinados a melhorar as cidades que sediarão o evento esportivo em 2014. Segundo ele, o tipo de projeto que receberá o maior volume de investimentos federais será o BRT.

“Escolhemos muitos projetos de BRT por causa das vantagens que eles apresentam em comparação com os outros modais, como o metrô e o VLT (Veículo Leve sobre

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Marcio Fortes, chefe do Ministério das Cidades, afirmou nesta quarta-feira, 19, durante o seminário “BRT's na Copa do Mundo: do projeto ao concreto – promovido pela Mercedes-Benz, em Campinas (SP) – que o sistema de BRT (Bus Rapid Transit) é a melhor solução de mobilidade.

Na ocasião, o ministro também apresentou os projetos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade Urbana da Copa, destinados a melhorar as cidades que sediarão o evento esportivo em 2014. Segundo ele, o tipo de projeto que receberá o maior volume de investimentos federais será o BRT.

“Escolhemos muitos projetos de BRT por causa das vantagens que eles apresentam em comparação com os outros modais, como o metrô e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos: a menor relação entre custo e número de passageiros transportados”, explicou o ministro.

De acordo com Fortes, o alto custo de uma obra ferroviária fez com que São Paulo optasse por pedir financiamento para uma obra de monotrilho. “O custo da terra nas grandes cidades é muito alto. Para construir o seu BRT, o Rio de Janeiro estima investir aproximadamente R$ 300 milhões apenas em desapropriações de terrenos por onde ele passará”, lembrou.

Conforme informações do chefe da pasta, há 20 projetos de BRT recebem apoio do governo Federal. Estas iniciativas têm contado com financiamento do FGTS e do BNDES. As cidades que devem implantar este tipo de sistema são: Belo Horizonte (6), Cuiabá (2), Curitiba (1), Fortaleza (4), Manaus (1), Porto Alegre (2), Recife (2), Rio de Janeiro (1) e Salvador (1).

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