Infraestrutura
Diário de Pernambuco
29/08/2013 12h27
Economizar a cada mês o equivalente a um dia inteiro no trânsito é um ganho para motoristas e passageiros. Essa é a meta esperada com a obra do corredor Leste-Oeste na Avenida Caxangá. O pontapé inicial será dado hoje, com a construção da primeira estação nos moldes do Transporte Rápido por Ônibus (TRO). Após a conclusão, quem seguir do Derby até o Terminal de Integração de Camaragibe gastará 30 minutos a menos em cada viagem. A previsão da Secretaria das Cidades é que as obras sejam concluídas em março de 2013. As intervenções no corredor custarão R$ 165 milhões.
As paradas de ônibus da Avenida Caxangá passarão a ser estações fechadas, com ar refrigerado e acesso em nível, facilitando a circulação de pessoas com deficiência. As
...Economizar a cada mês o equivalente a um dia inteiro no trânsito é um ganho para motoristas e passageiros. Essa é a meta esperada com a obra do corredor Leste-Oeste na Avenida Caxangá. O pontapé inicial será dado hoje, com a construção da primeira estação nos moldes do Transporte Rápido por Ônibus (TRO). Após a conclusão, quem seguir do Derby até o Terminal de Integração de Camaragibe gastará 30 minutos a menos em cada viagem. A previsão da Secretaria das Cidades é que as obras sejam concluídas em março de 2013. As intervenções no corredor custarão R$ 165 milhões.
As paradas de ônibus da Avenida Caxangá passarão a ser estações fechadas, com ar refrigerado e acesso em nível, facilitando a circulação de pessoas com deficiência. As portas das estações abrirão de forma automática e estarão alinhadas aos acessos dos ônibus, facilitando a entrada do usuário. O sistema é semelhante ao usado no metrô. O novo modelo permitirá que o passageiro aguarde o coletivo em um espaço climatizado. Cada unidade terá guichê, agilizando a compra dos bilhetes, e dispositivos eletrônicos que indicando a previsão de chegada do coletivo à plataforma.
“Haverá um grande salto de qualidade. Mais agilidade, mais conforto”, explicou o secretário-executivo de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Flávio Figueiredo. Além da faixa exclusiva, o pagamento das passagens será antecipado. Os coletivos serão mais largos e terão preferência nos cruzamentos, reduzindo o tempo da viagem. “Os ônibus serão monitorados por um sistema de controle operacional. Será possível dizer a que momento ele chegará a estação”, disse.
A tecnologia será implantada em 22 estações de embarque e desembarque, ao longo dos 12,3 km do corredor Leste-Oeste. A previsão é que as obras nas duas primeiras unidades durem dois meses para serem concluídas e 30 dias nas demais. Além das estações, serão construídos um túnel, na Rua Real da Torre, perto do Museu da Abolição, e outros dois elevados, na 3ª perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas. Um viaduto será construído nas proximidades da UPA da Caxangá. A Secretaria das Cidades estuda a instalação de um túnel na Estrada dos Remédios.
Na próxima semana, o conceito também passará a fazer parte do corredor Norte-Sul. São 33,2 km de extensão, entre o Terminal Integrado de Igarassu e a Estação Central de Metrô do Recife, passando ainda por Abreu e Lima, Paulista e Olinda. Ao todo, 33 estações do tipo TRO estarão interligadas a quatro terminais: Abreu e Lima, Igarassu, Pelópidas Silveira e PE-15.
16 de abril 2020
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