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Obras de mobilidade são inauguradas em Cuiabá

Ponte e trincheirinha integram "Plano B" de locomoção durante a Copa

Secopa

02/12/2013 16h50


As duas obras integram o “Plano B” de locomoção entre o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e a Arena Pantanal, no bairro Verdão, em Cuiabá, e compõem o pacote de mobilidade urbana previsto para a Capital, com vistas à Copa do Mundo de 2014.

Os projetos também visam a facilitar o acesso das delegações e dos membros da organização à rede hoteleira e ao Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, após o desembarque no terminal aeroportuário.

O tráfego pela ponte Mário Andreazza, já liberado e usado pelos motoristas desde o início de novembro, não será impedido no dia da inauguração, atendendo à solicitação do governador Silval Barbosa (PMDB), a fim de não causar mais congestionamentos pelo l

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As duas obras integram o “Plano B” de locomoção entre o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e a Arena Pantanal, no bairro Verdão, em Cuiabá, e compõem o pacote de mobilidade urbana previsto para a Capital, com vistas à Copa do Mundo de 2014.

Os projetos também visam a facilitar o acesso das delegações e dos membros da organização à rede hoteleira e ao Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, após o desembarque no terminal aeroportuário.

O tráfego pela ponte Mário Andreazza, já liberado e usado pelos motoristas desde o início de novembro, não será impedido no dia da inauguração, atendendo à solicitação do governador Silval Barbosa (PMDB), a fim de não causar mais congestionamentos pelo local.

Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), toda a estrutura do evento (palco, cadeiras e tendas) será montada na “trincheirinha”, onde efetivamente ocorrerá a solenidade aproveitando que a obra ainda não está sendo usada pela população.

Depois de inaugurada a obra da trincheirinha, o governador irá seguir para a ponte Mário Andreazza, acompanhado do secretário da Copa, Maurício Guimarães, e demais autoridades do Estado, para o descerramento da placa na parte duplicada da obra.

Segundo informações da Secopa, as obras beneficiam diretamente os moradores dos bairros Cidade Verde, Santa Isabel e Verdão, em Cuiabá, e o bairro da Guarita, em Várzea Grande.

Imediatamente após a realização do evento de inauguração, o acesso dos motoristas à “trincheirinha” estará liberado, devendo ser usado pelos motoristas que saem da Rodovia Mário Andreazza com destino à Avenida Agrícola Paes de Barros, passando pela marginal da Trincheira do Verdão, já pavimentada.

Outras inaugurações

Até o momento, o Governo já inaugurou seis obras: duas pontes sobre o Rio Coxipó e suas respectivas interligações, nos bairros Jardim das Palmeiras e Coophema, bem como a pavimentação de uma via também na região do Coxipó, além do Viaduto do Despraiado, na Avenida Miguel Sutil.

Quando do anúncio das inaugurações, Silval prometeu, ainda, entregar em novembro as obras dos viadutos da UFMT e MT-040, em construção na Avenida Fernando Corrêa da Costa, e da Sefaz, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), todos do pacote de implantação do Veículo sobre Trilhos (VLT).

Locomoção

Com as duas obras prontas, os motoristas que fazem o trajeto Várzea Grande-Cuiabá deverão seguir pelo trecho duplicado da Estrada da Guarita, passando pela rodovia e ponte Mário Andreazza e, ao chegar a Cuiabá, passarão pela trincheira Ciríaco Cândia, de onde partirão rumo ao estádio, rede hoteleira ou região central da cidade.

As obras de duplicação da Estrada da Guarita e da Rodovia Mário Andreazza também estão na reta final de execução, segundo a Secopa.

A ponte

A duplicação da ponte sobre o Rio Cuiabá na Rodovia Mário Andreazza, por onde passam 1,8 mil veículos por hora nos horários de pico, foi feita pela empresa Atrativa Engenharia Ltda., ao custo de pouco mais R$ 11,4 milhões, valor financiado junto à Caixa Econômica Federal.

A ponte, que tem extensão de 228 metros e largura de 11 metros, compõe a obra do Corredor Mário Andreazza (duplicação de ponte e rodovia), projeto de adequação viária que está prevista na Matriz de Responsabilidades assinado pelos governos Municipal, Estadual e Federal junto à Federação Internacional do Futebol (Fifa).

Pistas anexas também foram construídas para atender os pedestres, aumentando a segurança no local, segundo a Secopa.

Ao todo, o corredor tem 9,4 km de extensão e compreende a duplicação da Rodovia Mário Andreazza entre a ponte de mesmo nome e o

"O motorista que trafega pelas avenidas Miguel Sutil, Ciríaco Cândia e Mário Andreazza vai passar pela trincheirinha, seja pela parte superior ou inferior"

Trevo do Lagarto, em Várzea Grande.

A obra de duplicação da rodovia, porém, está sendo executada pela Agrimat Engenharia ao custo de R$ 22 milhões e não tem previsão de entrega agendada pelo Estado.

Trincheirinha

A “trincheirinha” integra o pacote de intervenções necessárias no entorno da Arena Pantanal, tal qual o Corredor Mário Andreazza.

Com 459 metros e formato de “alça”, a obra foi executada pela empresa Métrica Construções, ao custo de R$ 1,7 milhão.

A empresa assumiu o projeto após a Ster Engenharia, até então responsável pela obra, ter o contrato de R$ 5,9 milhões rescindido. Na ocasião, a trincheira já estava com 70% dos trabalhos concluídos.

Na região onde foi construída, a circulação de veículos em duplo sentido chegava a média de 1.700 hora/pico. Agora, a alça de acesso deverá ser usada por quem quiser seguir em direção ao Centro.

O assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho, explica que para dar continuidade a esse trajeto, as laterais da trincheira Santa Isabel/Verdão - obra circunvizinha à pequena trincheira – foram pavimentadas.

“O motorista que trafega pelas avenidas Miguel Sutil, Ciríaco Cândia e Mário Andreazza vai passar pela trincheirinha, seja pela parte superior ou inferior, pegar a faixa lateral direita da trincheira Santa Isabel/Verdão, ao lado da Feira do Verdão, e seguir pela Avenida Agrícola Paes de Barros rumo ao Centro”, orientou.

No valor de R$ 7,6 milhões, a trincheira integra o pacote de obras de acesso à Arena Pantanal, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

 

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