Infraestrutura
G1 MT
05/07/2013 08h35 | Atualizada em 05/07/2013 18h39
Com exceção da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o conjunto de construções lançadas para preparar a Grande Cuiabá para a Copa de 2014 avançou apenas 1,6% ao longo do mês de maio, segundo o último relatório extraordinário de medição das obras publicado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta quarta-feira (3).
Até o dia 30 de abril, data-base do penúltimo relatório do TCE, o conjunto de obras com exceção do VLT apresentava conclusão de 49,46%. O número já inspirava preocupação, pois, de acordo com os cronogramas contratuais, a taxa de conclusão dos empreendimentos já deveria ter atingido ao menos 65,4%.
Já no dia 31 de maio, referência do relatório divulgado nesta quarta-feira, o percentual de conclusão
...Com exceção da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o conjunto de construções lançadas para preparar a Grande Cuiabá para a Copa de 2014 avançou apenas 1,6% ao longo do mês de maio, segundo o último relatório extraordinário de medição das obras publicado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta quarta-feira (3).
Até o dia 30 de abril, data-base do penúltimo relatório do TCE, o conjunto de obras com exceção do VLT apresentava conclusão de 49,46%. O número já inspirava preocupação, pois, de acordo com os cronogramas contratuais, a taxa de conclusão dos empreendimentos já deveria ter atingido ao menos 65,4%.
Já no dia 31 de maio, referência do relatório divulgado nesta quarta-feira, o percentual de conclusão do pacote avançou até 51,06%. As obras já deveriam ter sido concluídas em pelo menos 67,4% no período.
O VLT é excluído em algumas análises por se tratar da obra mais complexa, de maior porte e mais cara do conjunto de intervenções. O projeto, orçado em mais de R$ 1,4 bilhão, já deveria estar concluso em 59% ao fim de maio, mas chegou a apenas 34%, segundo o TCE.
No conjunto, os números do VLT acabam puxando ainda mais para baixo o status de conclusão das obras da Copa no total. Até o momento, diz o TCE, 40,04% das obras estão prontos; para o período, a expectativa com base nos contratos era de que pelo menos 62,01% do pacote estivessem prontos.
Do total de 27 obras analisadas, três já foram concluídas e apenas quatro não apresentaram atrasos. Oito estão atrasadas em até 60 dias, nove entre 60 e 180 dias e três estão comprometidas por atrasos superiores a 180 dias.
Atrasos
“Das 27 obras acompanhadas, 14 tem atrasos superiores a 30 dias e seus cronogramas estão distantes da realidade, dificultando uma fiscalização efetiva. É necessário que sejam estabelecidos cronogramas de recuperação de prazo para que a fiscalização das obras disponha de instrumentos para cobrar ações imediatas e efetivas por parte dos contratados”, comenta, em trecho do relatório, o conselheiro Antônio Joaquim, relator das contas da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa) - a qual não tem se pronunciado sobre os números periodicamente divulgados pelo TCE, limitando-se a classificá-los como auxiliares na condução dos trabalhos.
Responsável pelo acompanhamento dos contratos e das licitações do estado, o conselheiro registra preocupação em relação ao cumprimento de algumas obras bastante atrasadas e que “não têm demonstrado uma melhoria no ritmo de execução”. Entre elas, estão a pavimentação das ruas do entorno da Arena Pantanal, a restauração do córrego Mané Pinto e a construção do Centro Oficial de Treinamento (COT) Barra do Pari.
Sobre a última, o relatório aponta considera o atraso crítico e diz tratar-se de “obra essencial para a realização da Copa do Mundo FIFA 2014 e, assim como o COT da UFMT, deve receber atenção especial do gestor para que seja entregue dentro do prazo. As últimas medições revelam uma evolução abaixo do esperado pelo cronograma físico-financeiro da obra”.
16 de abril 2020
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