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O Rodoanel e a descentralização

Obra contribui para expansão de regiões que tinham perdido competitividade há tempos

DCI

30/09/2015 07h47


Concebido como um grande anel viário em torno da Região Metropolitana de São Paulo, com 180 km de extensão, o Rodoanel Mário Covas tem provocado uma intensa mudança no tráfego de grandes cidades paulistas. O anel viário tem estimulado, ainda, forte especulação imobiliária ao redor desses municípios e, acima de tudo, contribuído para o desenvolvimento de regiões que tinham perdido competitividade ao longo dos anos. É o caso de Suzano, contemplada com a construção de alça de acesso ao trecho Leste, na Estrada dos Fernandes.

Suzano, que durante anos foi um importante polo industrial na região, amargou um longo período de exclusão em razão da má administração e da falta de investimentos. A construção desse acesso marca o início de um

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Concebido como um grande anel viário em torno da Região Metropolitana de São Paulo, com 180 km de extensão, o Rodoanel Mário Covas tem provocado uma intensa mudança no tráfego de grandes cidades paulistas. O anel viário tem estimulado, ainda, forte especulação imobiliária ao redor desses municípios e, acima de tudo, contribuído para o desenvolvimento de regiões que tinham perdido competitividade ao longo dos anos. É o caso de Suzano, contemplada com a construção de alça de acesso ao trecho Leste, na Estrada dos Fernandes.

Suzano, que durante anos foi um importante polo industrial na região, amargou um longo período de exclusão em razão da má administração e da falta de investimentos. A construção desse acesso marca o início de uma era de desenvolvimento econômico para a cidade e para todo o Alto Tietê, que abriga, em seus dez municípios, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. Esse acesso em Suzano aponta também para um fenômeno interessante no que diz respeito à descentralização da metrópole paulista.

Conhecida como o principal centro financeiro, corporativo e mercantil do País, a capital paulista vem dividindo atenções com as cidades que estão às margens do anel viário.

Municípios como Suzano, Santana de Parnaíba, Barueri, Carapicuíba, Osasco, Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires, Mauá, Poá, Itaquaquecetuba, Arujá e, futuramente, Guarulhos, conquistaram com o Rodoanel um grande potencial logístico, fator crucial para seu desenvolvimento. Levando em consideração todos os processos de uma produção, mão de obra e escoamento de mercadorias, podemos afirmar que o Rodoanel é importante indutor de desenvolvimento para toda a região. Não à toa, o anúncio da construção da alça em Suzano credenciou a cidade para disputa da nova sede da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), que durante anos teve como endereço a região da Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo. No início do mês, a cidade oficializou junto ao Ministério da Agricultura pedido para sediar o centro de compras, com a oferta de área de 2 milhões de m², na Estrada dos Fernandes.

Além de abrir caminhos para a geração de negócios, a construção da alça ao rodoanel em Suzano fomenta uma importante discussão em torno do projeto Via Mar - uma nova rota de acesso litoral, mais especificamente ao Porto de Santos, concebida com o intuito de reduzir a dependência do sistema Anchieta-Imigrantes para o transporte de cargas. O Via Mar torna-se fundamental para o desenvolvimento viário do Estado e para a economia nacional, considerando que o Porto de Santos é a principal saída de exportação do país, responsável pelo escoamento de 25% do PIB brasileiro.

Sem dúvidas, o rodoanel marca um novo ciclo de desenvolvimento para o Estado de São Paulo, que refletirá em um grande avanço econômico para o País.

 

 

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