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Novo pavimento é mais durável

Novo pavimento contém em sua fórmula polímeros elastoméricos e outros aditivos melhoradores que lubrificam a mistura asfáltica, permitindo a sua aplicação em qualquer temperatura

Valor Econômico

30/04/2013 12h33 | Atualizada em 30/04/2013 19h22


O uso de compostos que aumentam a vida útil do pavimento e apresentam custo proporcionalmente menor que o ligante convencional, o CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), orienta os projetos de inovação no setor de asfalto. Duas empresas que se lançaram a esse desafio, a Único Pavimentos e a Greca Asfaltos, desenvolveram produtos inovadores com boa aceitação no mercado nacional.

Criada há cinco anos, a Único Pavimentos investiu R$ 1,5 milhão no projeto do AsfaltoFácil, que tem na sua fórmula polímeros elastoméricos e outros aditivos melhoradores que lubrificam a mistura asfáltica, permitindo a sua aplicação em qualquer temperatura. "O produto pode ser usado por vários mes

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O uso de compostos que aumentam a vida útil do pavimento e apresentam custo proporcionalmente menor que o ligante convencional, o CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), orienta os projetos de inovação no setor de asfalto. Duas empresas que se lançaram a esse desafio, a Único Pavimentos e a Greca Asfaltos, desenvolveram produtos inovadores com boa aceitação no mercado nacional.

Criada há cinco anos, a Único Pavimentos investiu R$ 1,5 milhão no projeto do AsfaltoFácil, que tem na sua fórmula polímeros elastoméricos e outros aditivos melhoradores que lubrificam a mistura asfáltica, permitindo a sua aplicação em qualquer temperatura. "O produto pode ser usado por vários meses mesmo depois de usinado", explica Jorge Coelho, presidente da empresa.

Por conta dessa característica, o produto pode ser estocado e comercializado a granel porque não perde suas propriedades naturais - diferentemente de seu similar produzido a partir de nafta, que evapora quando entra em contato com o oxigênio e, por isso, precisa ser ensacado. Segundo Coelho, o AsfaltoFácil tem uma recuperação elástica maior, menor nível de oxidação e vida útil 30% superior ao do ligante convencional.

O preço também é mais em conta. Desde o seu lançamento, em janeiro do ano passado, a Único Pavimentos comercializa de 5 mil a 6 mil toneladas por mês. A expectativa é dobrar esse volume e triplicar o faturamento. A empresa tem crescido entre 5% e 10% ao ano e projeta uma expansão de 20% nos negócios em 2013. Entre as concessionárias de rodovias, a principal cliente da Único Pavimentos é a Ecovias. Outro grande mercado são as prefeituras. Em 2012 muitos projetos de pavimentação ficaram represados por causa das eleições, mas "os novos prefeitos que assumiram precisam tirar o passivo da administração anterior."

A Greca Asfaltos desenvolveu o Ecoflex, que tem na sua composição 15% de pó de borracha proveniente de pneus descartados. "Em todos os lugares do mundo, a borracha é misturada no asfalto no momento da pavimentação. Nós desenvolvemos um ligante estável que pode ser misturado e aplicado depois de uma semana de chuva", explica José Antonio Antosczezem Júnior, gerente de produção e qualidade da empresa.

Comparado ao asfalto convencional, o asfalto-borracha aumenta em 50% a durabilidade e reduz em 30% do custo final da obra. O preço é menor em comparação ao pavimento de concreto. Utilizado em serviços de restauração e manutenção de vias, o Ecoflex foi aplicado no ano passado em 1,4 mil quilômetros de pavimentação, consumindo mais de 5 milhões de pneus na sua produção. A Greca Asfaltos projeta um crescimento de 30% na demanda em 2013.

 

 

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