Infraestrutura
Webtranspo
30/03/2011 14h28 | Atualizada em 30/03/2011 18h30
O sistema metroferroviário de São Paulo recebeu uma estação de metrô novinha em folha nesta segunda-feira, 28: a do Butantã, localizada na avenida Vital Brasil, esquina com a rua Pirajussara, a poucos metros da USP (Universidade de São Paulo). A exemplo de outras inaugurações voltadas à mobilidade urbana, a nova obra “será” a solução de “muitos” problemas para os passageiros, bem como da região em que se encontra.
Terceira estação a integrar a Linha 4-Amarela – que terá onze paradas em 12,8 km de extensão entre o Pátio Vila Sônia e a Estação Luz – a unidade nasceu com perspectivas singulares, a principal é diminuir em 20 minutos o deslocamento realizado pelo usuário en
...

O sistema metroferroviário de São Paulo recebeu uma estação de metrô novinha em folha nesta segunda-feira, 28: a do Butantã, localizada na avenida Vital Brasil, esquina com a rua Pirajussara, a poucos metros da USP (Universidade de São Paulo). A exemplo de outras inaugurações voltadas à mobilidade urbana, a nova obra “será” a solução de “muitos” problemas para os passageiros, bem como da região em que se encontra.
Terceira estação a integrar a Linha 4-Amarela – que terá onze paradas em 12,8 km de extensão entre o Pátio Vila Sônia e a Estação Luz – a unidade nasceu com perspectivas singulares, a principal é diminuir em 20 minutos o deslocamento realizado pelo usuário entre o bairro e a Avenida Paulista; até então, o trajeto era feito em aproximadamente duas horas.
Desta forma, ao utilizar o Metrô, se evitaria o trânsito sobrecarregado dos corredores das avenidas Vital Brasil, Rebouças e Eusébio Matoso. Outro benefício que a obra trará será a futura revitalização do bairro, fomentando o comércio local e o “boom” imobiliário, de acordo com representantes do setor.
“O projeto desta Linha Amarela é um antigo desejo do governo de São Paulo no sentido de melhorar a logística de transporte dentro da Região Metropolitana. Com esta estação, a vida de passageiros que vêm de Osasco, por exemplo, será facilitada a partir do momento em que o tempo de percurso para o centro da cidade será reduzido”, afirmou Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos.
Mesmo ressaltando todos os benefícios que a Linha 4 trará (como por exemplo transportar 900 mil pessoas por dia), o governador Geraldo Alckmin afirmou que o sistema metroviário da cidade ainda é pequeno. “Atualmente, estamos apenas com 70 quilômetros de metrô. Uma cidade do tamanho de São Paulo necessita de pelo menos o dobro disso”, frisou o executivo.
Na oportunidade, Alckmin ressaltou que a linha 4 será uma maneira estratégica para a ampliação do sistema de transporte da capital ao se interligar com as linhas 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM. Motivo que, segundo ele, pode servir de conscientização para a população.
“Com certeza esses empreendimentos devem ajudar a cidade porque alguns milhares de motoristas vão abdicar do automóvel para utilizar os trens”, considerou.
A linha 4 opera atualmente apenas entre as estações Paulista e Faria Lima e em horário reduzido das 8h às 15h. Esse também será o período de funcionamento da nova estação. Existe a previsão é que em junho ele seja ampliado, das 4h40 até à 0h, de segunda a sexta. Aos fins de semana, ela deverá continuar fechada.
Um terminal urbano de ônibus para linhas municipais e intermunicipais vai funcionar anexo à estação. De acordo com o governo, a futura Estação Pinheiros deverá ser aberta em maio. No segundo semestre, as estações República e Luz também deverão ficar prontas, de acordo com o governador.
ViaQuatro
A Estação Butantã será administrada pela ViaQuatro, que integra o Grupo CCR. A empresa está investindo US$ 450 milhões no empreendimento, com a aquisição de sistemas operacionais, equipamentos e trens.
Ao todo, serão 14 composições com 84 carros apenas para a primeira fase do projeto e até 15 trens chegando a 90 carros para a etapa seguinte. A empresa detém um contrato de 30 anos de operação, entre os quais serão investidos mais de US$ 2 bilhões na nova linha.

16 de abril 2020
16 de abril 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade