P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Infraestrutura
Voltar

Infraestrutura

Newton Cavalieri deixa legado para a construção brasileira

O engenheiro Newton Cavalieri, conhecido pela atuação no cenário da infraestrutura no Brasil faleceu no último dia 4 de janeiro

Redação Revista M&T

08/01/2015 13h00 | Atualizada em 08/01/2015 17h46


Os setores da Engenharia e da Construção no Brasil perderam um dos seus personagens mais representativos. Faleceu no último dia 4 de janeiro, em São Paulo, o engenheiro Newton Cavalieri, com quase 100 anos de vida e mais de 70 de profissão.

Ao longo da sua trajetória profissional, Cavalieri participou de importantes projetos, como as obras de fortificação da baía de Guanabara, retificação da ligação ferroviária entre São Paulo e Rio de Janeiro para a Central do Brasil (assumindo o trecho chamado Variante do Paratei), a construção da Autoestrada entre Grajaú-Jacarepaguá, que liga a Zona Norte à Zona Oeste do Rio de Janeiro, e a construção da Rodovia Raposo Tavares, entre S

...

Os setores da Engenharia e da Construção no Brasil perderam um dos seus personagens mais representativos. Faleceu no último dia 4 de janeiro, em São Paulo, o engenheiro Newton Cavalieri, com quase 100 anos de vida e mais de 70 de profissão.

Ao longo da sua trajetória profissional, Cavalieri participou de importantes projetos, como as obras de fortificação da baía de Guanabara, retificação da ligação ferroviária entre São Paulo e Rio de Janeiro para a Central do Brasil (assumindo o trecho chamado Variante do Paratei), a construção da Autoestrada entre Grajaú-Jacarepaguá, que liga a Zona Norte à Zona Oeste do Rio de Janeiro, e a construção da Rodovia Raposo Tavares, entre Sorocaba e Itapetininga, em São Paulo.

Formado em engenharia civil pela escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerias, o mineiro de Itabirito também atuou nas obras da ligação ferroviária Anápolis e Niquelândia em Goiás, a construção da primeira autoestrada no Brasil ligando Porto Alegre a Osório no Rio Grande do Sul, a utilização da primeira fresadora de asfalto e também a participação no consórcio que iniciou as obras da Linha 1 – Azul do metrô de São Paulo, no bairro do Jabaquara (Zona Sul), em 1968.

Newton Cavalieri era avô do atual presidente da Brasil Máquinas de Construção (BMC), Felipe Cavalieri.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade