Infraestrutura
Valor Econômico
23/04/2013 11h20 | Atualizada em 23/04/2013 16h26
Em 14 de setembro, o Valor adiantou que 20 estações das linhas 1, 2 e 3 as mais antigas seriam reformadas para a Copa do Mundo de 2014.
No anúncio feito hoje, o Metrô confirma a reforma, mas não vincula a intervenção das estações ao mundial. A estatal informa que as obras estarão concluídas até o “fim de 2014” e não divulga o valor que será investido.
A primeira estação a passar por obras será a da República, no centro de São Paulo. Inaugurada em 1982, a estação dá acesso à Linha 3-Vermelha a mais lotada do sistema paulistano e à Linha 2-Amarela, inaugurada em setembro de 2011.
Dessa forma, só a parte mais antiga da estação receberá intervenções. Os pr
...Em 14 de setembro, o Valor adiantou que 20 estações das linhas 1, 2 e 3 as mais antigas seriam reformadas para a Copa do Mundo de 2014.
No anúncio feito hoje, o Metrô confirma a reforma, mas não vincula a intervenção das estações ao mundial. A estatal informa que as obras estarão concluídas até o “fim de 2014” e não divulga o valor que será investido.
A primeira estação a passar por obras será a da República, no centro de São Paulo. Inaugurada em 1982, a estação dá acesso à Linha 3-Vermelha a mais lotada do sistema paulistano e à Linha 2-Amarela, inaugurada em setembro de 2011.
Dessa forma, só a parte mais antiga da estação receberá intervenções. Os principais serviços serão a troca do piso do mezanino e das plataformas, o tratamento do concreto aparente das paredes e a recuperação das calçadas no entorno da estação. No caso da República, a intervenção será concluída no fim de 2013.
Depois da República, será a vez de outras estações da Linha 3-Vermelha como a Anhangabaú, no centro, das estações de Corinthians-Itaquera e Artur Alvim, que dão acesso ao estádio do Corinthians, conhecido como Itaquerão e que receberá os jogos da Copa em São Paulo, além da Vila Matilde, Tatuapé, Brás, Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda.
Também recebem as intervenções as estações São Bento, Luz e Portuguesa-Tietê, na Linha 1- Azul; Sumaré, na Linha 2- Verde; além de Sé, estação de conexão das linhas 1- Azul e 3- Vermelha e Ana Rosa e Paraíso, estações que integram as linhas 1- Azul e 2- Verde.
De acordo com o Metrô, a Copa é o objetivo complementar da reforma. “O objetivo principal é o atendimento do usuário”, diz a assessoria de imprensa da estatal que administra o serviço em São Paulo e informa que “a maior parte das estações será concluída até a Copa, mas não todas”. A assessoria não soube informar quais estações estarão concluídas e se haverá melhorias na comunicação visual e inserção de informações em outras línguas.
Até julho de 2014, as obras para expansão do Metrô devem avançar pouco. Neste ano, devem ser inauguradas a estação Adolfo Pinheiro, na região sul (Linha 5-Lilás) e a ligação entre Vila Prudente e Oratório, na zona leste, por meio de monotrilho.
Para 2014 estão previstas estações da Linha 2-Amarela, como Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Vila Sônia e Morumbi.
Nenhuma das estações previstas facilitam o acesso dos passageiros ao estádio do Corinthians, na zona leste paulistana, ou aos aeroportos que servem a cidade. Além disso, algumas delas devem ficar prontas só depois do mundial.
Dessa forma, o transporte de passageiros até o Itaquerão será garantido pelas atuais linhas de trem (Expresso Leste) e de metrô (Linha3-Vermelha) que ligam o bairro de Itaquera ao centro da cidade e são as mais lotadas do sistema metroferroviário da cidade.
16 de abril 2020
16 de abril 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade