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Metrô de SP vai mais que dobrar a rede

Com a expansão planejada de mais 100 km, São Paulo poderá alcançar a meta de 180 km de linhas de metrô e monotrilhos

Mobilize Brasil

18/07/2013 08h58


Quatro linhas do Metrô de São Paulo seguem com obras em andamento, e quando finalizadas totalizarão 55,2 km e 51 estações na capital paulista, informou ao Mobilize a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM). As linhas são: 4-Amarela, 5-Lilás, 15-Prata e 17-Ouro.

Dois dos empreendimentos são de monotrilhos (linhas 15 e 17), nova alternativa de transporte apresentada pelo governo como solução para o “sufoco” no transporte público e aos congestionamentos na cidade.

Segundo o Metrô, o monotrilho é uma opção adequada à questão ambiental para grandes cidades, pois apresenta menor impacto com ruídos, comparado ao sistema convencional de metrô. Uma das vantagens também é o custo de implantação, até 20% inferior ao estimado

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Quatro linhas do Metrô de São Paulo seguem com obras em andamento, e quando finalizadas totalizarão 55,2 km e 51 estações na capital paulista, informou ao Mobilize a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM). As linhas são: 4-Amarela, 5-Lilás, 15-Prata e 17-Ouro.

Dois dos empreendimentos são de monotrilhos (linhas 15 e 17), nova alternativa de transporte apresentada pelo governo como solução para o “sufoco” no transporte público e aos congestionamentos na cidade.

Segundo o Metrô, o monotrilho é uma opção adequada à questão ambiental para grandes cidades, pois apresenta menor impacto com ruídos, comparado ao sistema convencional de metrô. Uma das vantagens também é o custo de implantação, até 20% inferior ao estimado para o VLT.

Frente ao desafio na mobilidade urbana da maior cidade da América Latina, foram anunciadas pelo governo do estado mais de R$ 45 bilhões em investimentos em transporte até 2015. Ao todo são sete projetos que estenderão a malha metroviária, que hoje é de 74,3 km, em mais 100 km, um aumento de quase de 135%.

Inauguração de estações e trechos

A partir de janeiro, segundo o cronograma da Secretaria de Transportes Metropolitanos, três novas estações entrarão em funcionamento. Uma delas, a Adolfo Pinheiro, pertence à linha 5-Lilás, na zona sul da cidade. As outras duas, Vila Prudente e Oratório, fazem parte do trecho da futura linha 15-Prata, com 2,9 km, o primeiro em monotrilho a operar no país.

A extensão total da linha 15 será de 24,5 km e ligará o bairro da Vila Prudente a Cidade Tiradentes, no extremo leste de São Paulo. A nova linha é prevista para operar plenamente em 2016 e terá capacidade para atender a 500 mil pessoas diariamente.

A nova estação da linha 5-Lilás será inaugurada após atrasos provocados por uma série de denúncias de irregularidades durante o processo licitatório para a contratação das obras. Depois de completada a extensão até a estação Chácara Klabin, a linha terá 20 km , 17 estações e atenderá a cerca 770 mil passageiros/dia. O investimento total é de R$ 7,4 bilhões.

Obras em andamento

Linha 4-Amarela: Está em execução a segunda fase dos trabalhos da linha que tem 5 estações e liga atualmente a Luz, no centro, ao Butantã, na zona oeste. A etapa contempla as obras dos acessos e acabamentos de quatro estações, a construção da nova estação Vila Sônia, que terá um terminal de ônibus integrado, e o prolongamento da linha em cerca de 1,5 km de extensão em direção a Taboão da Serra. A linha terá extensão de 12,8 km, 11 estações, e transportará cerca de 1 milhão de usuários por dia. O investimento total é de R$ 5,6 bilhões.

Linha 17-Ouro: Anunciada anteriormente para 2013, a primeira fase da obra, entre o aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da CPTM, tem como novo horizonte 2014. O trecho terá 7,7 km de extensão e, ao todo, quer dizer que a Linha 17-Ouro terá, quando concluída, 17,7 km de extensão e 18 estações. Esta linha tem investimento de R$ 4,1 bilhões.

Futuras Linhas

Estão em processo licitatório mais três novas linhas para a cidade de São Paulo: a extensão da linha 2-Verde, da estação Vila Prudente até a futura estação Dutra, a linha 18-Bronze, ligando a estação Tamanduateí ao ABC, ambas por monotrilho; e a linha 6-Laranja ligando a estação São Joaquim à futura estação, através de metrô convencional. Juntas, somam 44,6 km e 41 estações, num investimento aproximado de R$ 20,3 bilhões.

 

 

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