Infraestrutura
Folha de S. Paulo
06/08/2012 11h00 | Atualizada em 06/08/2012 18h29
O Metrô de São Paulo abriu nesta sexta-feira inscrições para empresas interessadas em apresentar projetos de estudo para a futura linha 20-rosa. Em sua primeira fase, a nova linha deverá ligar os bairros da Lapa (zona oeste) e Moema (zona sul).
De acordo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a linha deve estar funcionando, no melhor cenário, apenas daqui a sete anos.
A linha terá 12,3 km de extensão com 14 estações, em locais como a avenida Rebouças e Faria Lima, praça Panamericana e Jardins. Ela terá conexões com outras linhas do metrô, como a 4-amarela, 2-verde e 5-lilás, e da CPTM, como a 7-rubi, 8-diamante e 9-esmeralda.
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...O Metrô de São Paulo abriu nesta sexta-feira inscrições para empresas interessadas em apresentar projetos de estudo para a futura linha 20-rosa. Em sua primeira fase, a nova linha deverá ligar os bairros da Lapa (zona oeste) e Moema (zona sul).
De acordo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a linha deve estar funcionando, no melhor cenário, apenas daqui a sete anos.
A linha terá 12,3 km de extensão com 14 estações, em locais como a avenida Rebouças e Faria Lima, praça Panamericana e Jardins. Ela terá conexões com outras linhas do metrô, como a 4-amarela, 2-verde e 5-lilás, e da CPTM, como a 7-rubi, 8-diamante e 9-esmeralda.
As empresas que têm intenção em desenvolver o projeto têm 30 dias para manifestar interesse.
Após esse prazo, elas terão 210 dias para apresentar os estudos e modelagens, que serão analisados por uma comissão composta por representantes do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas, Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, Companhia Paulista de Parcerias, Procuradoria Geral do Estado e da Unidade de Parceria Público-Privada.
A abertura da licitação para a nova linha deve acontecer no fim desde processo, apenas no ano que vem.
De acordo com o secretário, a linha 20-rosa tem demanda estimada em 600 mil passageiros por dia. Segundo o secretário, ela irá ajudar a desafogar o movimento na linha 9-esmeralda da CPTM.
"A linha 9 está se tornando uma linha carregada porque recebe todos do Grajaú, da linha lilás. É preciso ter linhas auxiliares paralela a ela, e a linha 20 se encaixa perfeitamente", disse o secretário.
16 de abril 2020
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