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Linha do trem-bala pode ser estendida a Curitiba e Belo Horizonte

O governo federal tem estudos avançados para estender a linha do trem-bala Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro para Curitiba e Belo Horizonte.

Valor Online

14/09/2012 08h32 | Atualizada em 14/09/2012 14h41


O superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Hélio Mauro França, revelou nesta quinta-feira a executivos e engenheiros do setor de transportes que o governo federal tem estudos avançados para estender a linha do trem-bala Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro para Curitiba e Belo Horizonte.

Em participação na 18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, seminário que ocorre em São Paulo, França expôs imagens de satélite com os traçados dos “projetos futuros”, que aproveitam a linha do trem-bala SP-RJ para uma conexão com as capitais mineira e paranaense.

“Estamos avançando nas análises, que contemplam uma linha de alta velocidade de 416 qu

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O superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Hélio Mauro França, revelou nesta quinta-feira a executivos e engenheiros do setor de transportes que o governo federal tem estudos avançados para estender a linha do trem-bala Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro para Curitiba e Belo Horizonte.

Em participação na 18ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, seminário que ocorre em São Paulo, França expôs imagens de satélite com os traçados dos “projetos futuros”, que aproveitam a linha do trem-bala SP-RJ para uma conexão com as capitais mineira e paranaense.

“Estamos avançando nas análises, que contemplam uma linha de alta velocidade de 416 quilômetros de São Paulo a Curitiba e outra de São Paulo para o Triângulo Mineiro”, informou.

Quanto a Minas, a linha que iria até Belo Horizonte seria interiorizada para o Triângulo Mineiro. Sem dar mais detalhes, o dirigente da ANTT concentrou sua palestra no projeto atual do trem-bala, que está em fase de realização de audiências públicas e tem leilão marcado para maio de 2013.

A extensão do trem-bala para outras regiões do país foi brevemente aplaudida por empresários. Um deles, que preferiu não se identificar, questionou a ligação Campinas-São Paulo e cobrou agilidade na conexão com Curitiba.

“Campinas é muito bem servida por ótimas estradas, enquanto que o trajeto para o Sul é um inferno, com uma péssima estrada e um aeroporto que está sempre fechado por causa do mau tempo. O governo poderia deixar de lado o trecho de Campinas e priorizar o trecho sul.”

 

 

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