Infraestrutura
DCI
07/07/2016 08h39 | Atualizada em 07/07/2016 11h52
A secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro e a Concessionária Rio Barra entregaram na semana passada a Estação Jardim Oceânico da Linha 4 do metrô carioca, com 97% do serviços concluídos. Esta é a 3ª estação com serviços finalizados e a linha estará pronta até o dia 1º de agosto.
As outras duas foram Nossa Senhora da Paz e São Conrado. Faltam ainda as estações Jardim de Alah e Antero de Quental, que estão em fase final de acabamento. Os testes de sistemas operacionais, que tiveram início em janeiro ocorrem por fases.
O projeto da estação Jardim Oceânico foi pensado de forma a privilegiar aspectos sustentáveis. Com arquitetura moderna, essa
...A secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro e a Concessionária Rio Barra entregaram na semana passada a Estação Jardim Oceânico da Linha 4 do metrô carioca, com 97% do serviços concluídos. Esta é a 3ª estação com serviços finalizados e a linha estará pronta até o dia 1º de agosto.
As outras duas foram Nossa Senhora da Paz e São Conrado. Faltam ainda as estações Jardim de Alah e Antero de Quental, que estão em fase final de acabamento. Os testes de sistemas operacionais, que tiveram início em janeiro ocorrem por fases.
O projeto da estação Jardim Oceânico foi pensado de forma a privilegiar aspectos sustentáveis. Com arquitetura moderna, essa estação tem um grande arco sobre o mezanino, com cerca de uma centena de pontos de captação de luz natural. Do lado de fora, este arco de concreto é um 'telhado verde', solução que oferece mais conforto térmico ao usuário no interior da estação e que estará integrada à reurbanização do entorno, serviço ainda em andamento.
A estação também foi construída com 350 metros à frente, de maneira a permitir futura expansão da linha metroviária sem interromper o seu funcionamento. A Linha 4 do Metrô vai unir o Rio, integrar regiões e levar qualidade de vida a milhares de cidadãos.Esta é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, de acordo com a demanda estimada, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. O projeto representa a execução, de uma só vez, da mesma extensão de metrô subterrâneo existente no estado. Este é o maior legado em mobilidade que o Rio de Janeiro ganhará com os Jogos Olímpicos.
Desde ontem a Linha 4 do Metrô começou a testar os sistemas de prevenção e combate a incêndio, para detecção e extração de fumaça do interior das estações e túneis entre Barra da Tijuca e Ipanema. Esta é mais uma etapa da fase de conclusão das obras, para garantir o início das operações na nova linha. O procedimento, adotado pelo Governo do Estado, é determinado pela norma de segurança internacional NFPA 130 (2014). Recentes e modernos, testes como esses têm sido utilizados mundialmente. No sistema do Rio de Janeiro é a primeira vez.
As simulações vão ocorrer até o dia 16 de julho e foram iniciadas pela Estação Jardim Oceânico, na Barra. A fumaça cenográfica usada nos testes não é tóxica à população e animais domésticos, não havendo nenhuma relação com incêndio. Como a fumaça poderá ser vista nas proximidades, estão sendo distribuídos comunicados a moradores e comerciantes do entorno dos canteiros. Os Bombeiros e a Secretaria estadual de Defesa Civil também estão cientes.
O secretário de transportes do Rio de Janeiro, Rodrigo Vieira disse que a obra metroviária está concluída. "Os testes com trens energizados são feitos todas as noites e já temos três trens circulando entre a Barra e a Zona Sul. A partir de 15 de julho, quando os testes serão finalizados, começará a chamada 'marcha em branco', preparatória para a operação especial, que será iniciada no dia 1º de agosto, quando a Linha 4 será entregue", disse
Jardim Oceânico é uma estação multimodal, pois um de seus três acessos está integrado ao terminal do sistema BRT, no canteiro central da Avenida Armando Lombardi, na Barra da Tijuca. Os demais acessos estão na mesma avenida: na pista sentido Recreio, e próximo à Avenida Fernando Mattos, na pista sentido Zona Sul.
"A operação do transporte como um todo foi pensada para funcionar integrada, conectando não só a Linha 4 às linhas 1 e 2 do Metrô, mas também ao BRT e à SuperVia. Essa integração vai ficar como legado para a população", explicou. Deslocar-se até a Pavuna, hoje em pelo menos 2h20 de metrô e integração com ônibus, terá duração de 1h20 com transbordo na Estação General Osório, em Ipanema.
16 de abril 2020
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