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Iniciada revitalização da linha férrea em Natal para o VLT

Curiosamente, além da CBTU-RN, também o governo do estado do RN entrou com pedido de recursos para a mesma finalidade: o projeto do VLT de Natal

Mobilize Brasil

21/11/2012 12h04 | Atualizada em 21/11/2012 17h48


A Companhia Brasileira dos Trens Urbanos do Rio Grande do Norte (CBTU-RN) promete divulgar nos próximos dias a empresa vencedora da licitação que contempla a aquisição de 12 Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) para Natal e Região Metropolitana. Duas empresas apresentaram propostas no certame realizado no último dia 31 de outubro, na sede nacional da CBTU, no Rio de Janeiro.

A Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda foi a que apresentou o menor preço: R$ 182.031.342,57 para a aquisição de 20 locomotivas – 12 para o RN e oito para a Paraíba. A homologação é aguardada pelo superintendente da CBTU-RN, João Maria Cavalcanti, até o final deste mês. As obras de revitalização da

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A Companhia Brasileira dos Trens Urbanos do Rio Grande do Norte (CBTU-RN) promete divulgar nos próximos dias a empresa vencedora da licitação que contempla a aquisição de 12 Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) para Natal e Região Metropolitana. Duas empresas apresentaram propostas no certame realizado no último dia 31 de outubro, na sede nacional da CBTU, no Rio de Janeiro.

A Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda foi a que apresentou o menor preço: R$ 182.031.342,57 para a aquisição de 20 locomotivas – 12 para o RN e oito para a Paraíba. A homologação é aguardada pelo superintendente da CBTU-RN, João Maria Cavalcanti, até o final deste mês. As obras de revitalização da linha férrea já começaram no bairro da Ribeira, em Natal.

Além de trocar os trilhos, as paradas serão modernizadas e o piso elevado para o embarque e desembarque. A integração com o transporte rodoviário ainda depende de acordo com o governo do estado, informou o superintendente da CBTU-RN.

A CBTU-RN garantiu recursos da ordem de R$ 154 milhões, disponibilizados pelo Ministério das Cidades através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos. Este montante, segundo Cavalcanti, é suficiente para a compra dos 12 VLTs e revitalização de aproximadamente 50 km da linha já existente, ligando Natal a três cidades da região metropolitana: Extremoz, Ceará-Mirim e Parnamirim.

A expectativa da CBTU-RN é de que até maio de 2014, um mês antes da Copa do Mundo, pelo menos dois dos 12 veículos comprados para Natal estejam funcionando.

Dois projetos para uma única obra

Tudo estaria certo, se uma outra instância o governo do estado não tivesse também surgido como protagonista do projeto do VLT de Natal.

Um ‘mistério’, já que, para um mesmo projeto, além da CBTU (através da sua superintendência regional no RN) também o estado do RN garantiu recursos no Ministério das Cidades. Neste caso, através do PAC da Mobilidade Grandes Cidades. Este o teor da carta consulta (000092.02.73/2001-33), divulgada no Diário Oficial da União do último dia 30 de abril, onde consta a liberação de R$ 136 milhões “para o governo do estado revitalizar a linha Ribeira (bairro da antiga Natal) – Extremoz (cidade da Região Metropolitana)”. O trecho é menor do que aquele compreendido pelo projeto da CBTU-RN, mas ainda assim a ele sobreposto.

 

 

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