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Infraestrutura dos aeroportos não acompanha demanda de passageiros

Para dar conta do fluxo até 2030, setor precisará de um investimento de R$ 25 bilhões

Portal 2014

29/05/2013 12h07 | Atualizada em 29/05/2013 18h27


Os aeroportos brasileiros podem entrar em colapso caso o investimento no setor não acompanhe o aumento da demanda de passageiros nos próximos anos. Em 2030, o número de usuários passará dos atuais 130 milhões para 312 milhões.

Segundo estudo da Fundação Getulio Vargas, a demanda anula do país saltará de 130 milhões de passageiros para 312 milhões. O Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da entidade, por sua vez, disse que serão serão necessários investimentos entre R$ 25 bilhões e R$ 34 bilhões para conter o fluxo de pessoas.

Para chegar à cifra, a FGV considerou o crescimento do setor ocorrido desde 2004. O aumento do número de passage

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Os aeroportos brasileiros podem entrar em colapso caso o investimento no setor não acompanhe o aumento da demanda de passageiros nos próximos anos. Em 2030, o número de usuários passará dos atuais 130 milhões para 312 milhões.

Segundo estudo da Fundação Getulio Vargas, a demanda anula do país saltará de 130 milhões de passageiros para 312 milhões. O Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da entidade, por sua vez, disse que serão serão necessários investimentos entre R$ 25 bilhões e R$ 34 bilhões para conter o fluxo de pessoas.

Para chegar à cifra, a FGV considerou o crescimento do setor ocorrido desde 2004. O aumento do número de passageiros no período ultrapassou os 10% ao ano. De acordo com o documento, a infraestrutura não acompanhou a expansão.

Na tentativa de conter a demanda, a Infraero construiu os Módulos Operacionais Provisórios (MOPs) nos aeroportos de Brasília, Campinas, Cuiabá, Florianópolis, Goiânia, Guarulhos, Porto Alegre e Vitória. O artifício é usado em diversos países do mundo.

O estudo cita exemplos de concessões, a fim de que o investimento seja proporcional ao crescimento do número de passageiros. Dois modelos de privatização, na Austrália e no Reino Unido, foram analisados.

Por aqui, três aeroportos já foram concedidos à iniciativa privada: os aeroportos de Guarulhos, Brasília e Viracopos (Campinas). O processo também ocorrerá no Galeão (Rio de Janeiro) e em Confins (Belo Horizonte). No total, os 13 aeroportos da Copa do Mundo 2014 recebem investimento de R$ 6,8 bilhões.

 

 

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