Infraestrutura
Portal da Copa / Prefeitura de Natal
21/05/2013 14h33 | Atualizada em 21/05/2013 19h58
A escavação do primeiro poço do túnel de drenagem da Arena das Dunas, em Natal (RN), começou nesta terça-feira (21.05). Com o auxílio de uma retro-escavadeira, os operários iniciaram os serviços e também instalaram um gerador e um compressor. A expectativa da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi) é a de que, com o avanço dos trabalhos, mais equipamentos cheguem para agilizar os serviços. Ao longo da via, mais três equipes trabalham na colocação dos tapumes, isolando a área para iniciar novas escavações.
Nesta primeira fase da obra serão escavados dez poços. A cada 200 metros será cavado um poço. O secretário adjunto de operações da Semopi, Caio Múcio
...A escavação do primeiro poço do túnel de drenagem da Arena das Dunas, em Natal (RN), começou nesta terça-feira (21.05). Com o auxílio de uma retro-escavadeira, os operários iniciaram os serviços e também instalaram um gerador e um compressor. A expectativa da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi) é a de que, com o avanço dos trabalhos, mais equipamentos cheguem para agilizar os serviços. Ao longo da via, mais três equipes trabalham na colocação dos tapumes, isolando a área para iniciar novas escavações.
Nesta primeira fase da obra serão escavados dez poços. A cada 200 metros será cavado um poço. O secretário adjunto de operações da Semopi, Caio Múcio, explica que cada poço necessita de uma equipe independente para realizar o trabalho, exigindo a instalação de uma estrutura complexa com refeitório, geradores, compressores e vários outros equipamentos. Pelo cronograma de obras apresentado, Caio Múcio acredita que até o final dessa semana mais poços sejam escavados.
A ordem de serviço para o inicio das obras de construção do túnel de drenagem no entorno da Arena das Dunas foi assinada no inicio de abril. O objetivo da obra é levar as águas das lagoas e áreas próximas até o seu destino final: o Rio Potengi. O benefício tem custo aproximado de R$ 200 milhões e faz parte do complexo de obras da Copa do Mundo. A previsão de finalização da primeira parte da obra é até maio de 2014.
As intervenções constam da limpeza e urbanização de cinco lagoas, que serão interligadas a um túnel com 4.500 metros de extensão e diâmetro medindo de 2,20 a 3,00m. A meta é eliminar as enchentes dos bairros de Lagoa Nova, Nova Descoberta, Dix-Sept Rosado, Candelária, Bom Pastor, Cidade da Esperança e Nazaré. Além disso, a obra pretende resolver 23 pontos críticos de alagamentos em diversas ruas das zonas Sul e Oeste.
16 de abril 2020
16 de abril 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade