Infraestrutura
Valor
11/06/2013 12h51
De acordo com o sétimo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC), divulgado nesta segunda-feira, o prazo de entrega de propostas permanece em 13 de agosto, com a realização do leilão em 19 de setembro.
A previsão do governo é de que a concessionária esteja devidamente contratada até 27 de fevereiro de 2014. O trem-bala, com seus 511 km de trilhos, já teve seu leilão adiado em três ocasiões. O governo estima que o projeto tem custo de R$ 33,2 bilhões, mas o mercado calcula que o preço chega aos R$ 50 bilhões.
Nas últimas semanas, empresários e governantes de diversos países tiveram contato com o governo, na expectativa de compreender o modelo de negócios proposto pelo governo. Espanha, França e Japão estão e
...De acordo com o sétimo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC), divulgado nesta segunda-feira, o prazo de entrega de propostas permanece em 13 de agosto, com a realização do leilão em 19 de setembro.
A previsão do governo é de que a concessionária esteja devidamente contratada até 27 de fevereiro de 2014. O trem-bala, com seus 511 km de trilhos, já teve seu leilão adiado em três ocasiões. O governo estima que o projeto tem custo de R$ 33,2 bilhões, mas o mercado calcula que o preço chega aos R$ 50 bilhões.
Nas últimas semanas, empresários e governantes de diversos países tiveram contato com o governo, na expectativa de compreender o modelo de negócios proposto pelo governo. Espanha, França e Japão estão entre os principais interessados.
Neste ano, o governo vai contratar o consórcio que fornecerá a tecnologia do trem, além da montagem da superestrutura, operação e manutenção do sistema. Para o ano que vem, está prevista a contratação da infraestrutura do projeto, com a concessão do direito de exploração comercial das estações.
Ferrovia Norte-Sul
Apesar do atraso crônico que toma conta das obras da ferrovia Norte-Sul, empreendimento que está sob responsabilidade da estatal Valec, o governo pretende entregar a conclusão do trecho de 681 km da ferrovia entre Ouro Verde (GO) e Estrela D’Oeste (SP) até junho de 2014.
O cronograma, que consta do balanço do PAC 2, depende da aquisição de trilhos pela Valec. A estatal quer relicitar a compra do insumo, por conta de problemas verificados pelo Tribunal de Contas da União em duas licitações feitas no início do ano. A conclusão da Norte-Sul entre Palmas (TO) e Anápolis (GO) está prevista para o fim deste ano.
A ferrovia, porém, tem graves problemas técnicos em obras já realizadas, o que pode comprometer sua efetiva operação. A Valec está realizando uma auditoria em cada trecho para verificar os problemas. A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), em execução na Bahia, tem previsão de ser concluída até dezembro de 2014, entre Ilhéus e Caetité, em seu traçado de 1.022 km.
16 de abril 2020
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