Infraestrutura
Portal Transporta Brasil
04/10/2013 13h16
O governo federal, por meio de um plano de estímulo à aviação regional, pretende reformar 270 aeroportos no interior do Brasil, além de conceder subsídios às empresas aéreas que voarem para os municípios onde estão instaladas as unidades aeroportuárias. A previsão da SAC (Secretaria de Aviação Civil) é de que as primeiras obras comecem no primeiro semestre de 2014.
O plano havia sido anunciado no final do ano passado, com investimento previsto de R$ 7,3 bilhões. A SAC prevê que esses aeroportos recebam 65,5 milhões de passageiros em 2025.
Neste ano, a SAC fez estudos de demanda de tráfego aéreo para os 270 aeroportos, vistorias técnicas e comprou 186 caminhões de combate ao incêndio para os aeroportos. Em julho, o Banco d
...O governo federal, por meio de um plano de estímulo à aviação regional, pretende reformar 270 aeroportos no interior do Brasil, além de conceder subsídios às empresas aéreas que voarem para os municípios onde estão instaladas as unidades aeroportuárias. A previsão da SAC (Secretaria de Aviação Civil) é de que as primeiras obras comecem no primeiro semestre de 2014.
O plano havia sido anunciado no final do ano passado, com investimento previsto de R$ 7,3 bilhões. A SAC prevê que esses aeroportos recebam 65,5 milhões de passageiros em 2025.
Neste ano, a SAC fez estudos de demanda de tráfego aéreo para os 270 aeroportos, vistorias técnicas e comprou 186 caminhões de combate ao incêndio para os aeroportos. Em julho, o Banco do Brasil foi contratado para ser o agente financeiro do projeto. O BB dividiu o plano em seis regiões e abriu licitação para contratar empresas para fazerem projetos em quatro delas.
Em 2012, apenas 122 cidades brasileiras foram atendidas por voos regulares, dez a menos do que no ano anterior e 50 a menos que em 2000, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
As empresas menores não resistiram ao aumento de custos da aviação nos últimos anos e muitas deixaram de voar. As líderes TAM e Gol investiram em aeronaves maiores, que são muito grandes para operar no interior, e focaram no tráfego aéreo dos grandes centros. A única exceção é a Azul/Trip, que voa para 105 cidades com 126 aviões da brasileira Embraer e da francesa ATR.
16 de abril 2020
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