Infraestrutura
Folha de S.Paulo
12/05/2016 00h50
O governo federal pretende pedir no mínimo R$ 4,1 bilhões pelos quatro aeroportos que deverá passar para as mãos da iniciativa privada este ano: Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).
Diferentemente do que ocorreu em concessões anteriores, a Infraero (estatal do setor) não entrará como sócia.
A Anac (agência reguladora do setor) estima que o leilão deverá ocorrer em setembro deste ano.
O modelo de disputa foi mantido em relação às duas licitações anteriores: vence o leilão quem oferecer a maior outorga –valor pago ao governo pela concessão do aeroporto.
Como são quatro unidades licitadas de uma só vez, haverá regras para evitar a concentração. Uma mesma empresa não poderá da
...O governo federal pretende pedir no mínimo R$ 4,1 bilhões pelos quatro aeroportos que deverá passar para as mãos da iniciativa privada este ano: Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).
Diferentemente do que ocorreu em concessões anteriores, a Infraero (estatal do setor) não entrará como sócia.
A Anac (agência reguladora do setor) estima que o leilão deverá ocorrer em setembro deste ano.
O modelo de disputa foi mantido em relação às duas licitações anteriores: vence o leilão quem oferecer a maior outorga –valor pago ao governo pela concessão do aeroporto.
Como são quatro unidades licitadas de uma só vez, haverá regras para evitar a concentração. Uma mesma empresa não poderá dar oferta pelos dois aeroportos da mesma região. Mas poderá oferecer proposta por uma unidade em cada área do país.
REQUISITO MENOR
A agência aceitou pedido do TCU (Tribunal de Contas da União) de reduzir o requisito para a participação do operador aeroportuário.
A pretensão da agência era que a empresa já tivesse operado um aeroporto de ao menos 10 milhões de passageiros/ano. Agora, o número para Salvador e Porto Alegre passou a 9 milhões de passageiros/ano. Foi para 7 milhões em Fortaleza e 4 milhões em Florianópolis.
No primeiro leilão realizado, em 2012, a agência exigiu um mínimo de 5 milhões de passageiros/ano. Houve grande disputa, com 12 participantes, e propostas até 400% superiores à mínima.
VALORES
Segundo anúncio da agência, o valor mínimo para a oferta no aeroporto de Salvador será de R$ 1,5 bilhão por uma concessão de 30 anos. A empresa terá que fazer investimentos estimados em R$ 2,2 bilhões na melhoria da unidade, a maior do Nordeste.
Nessa unidade, há impedimento para a realização de uma obra obrigatória: uma nova pista. Para construí-la, será necessário mudar leis do município e do Estado para alterar um parque florestal.
Para Fortaleza, a concessão de 30 anos foi estimada em no mínimo R$ 1,6 bilhão, mas o investimento é estimado em R$ 1,3 bilhão. Essa unidade teve obras de ampliação previstas para a Copa abandonadas.
Em Florianópolis, a outorga será de R$ 339 milhões e o investimento previsto em 30 anos é de R$ 887 milhões. O aeroporto da capital gaúcha terá o menor tempo de concessão, 25 anos. Lá, os investimentos estimados são de R$ 1,6 bilhão, com outorga mínima de R$ 729 milhões.
RAIO-X DOS AEROPORTOS
FLORIANÓPOLIS
R$ 887 milhões;
é o investimento estimado;
>> Fluxo de passageiro: 3,6 mi;
>> Prazo de concessão: 30 anos.
FORTALEZA
R$ 1,30 bilhão;
é o investimento estimado;
>> Fluxo de passageiro: 6,3 mi;
>> Prazo de concessão: 30 anos.
PORTO ALEGRE
R$ 1,62 bilhão;
é o investimento estimado;
>> Fluxo de passageiro: 8,3 mi;
>> Prazo de concessão: 25 anos.
SALVADOR
R$ 2,27 bilhões;
é o investimento estimado;
>> Fluxo de passageiro: 9 mi;
>> Prazo de concessão: 30 anos.
16 de abril 2020
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