Infraestrutura
Valor
27/11/2012 08h06
Segundo ele, estão sendo estudadas ligações do trem-bala entre São Paulo e Curitiba; entre São Paulo e Brasília, passando pelo Triângulo Mineiro; e entre São Paulo e Belo Horizonte. “Vamos realizar estudo de viabilidade das outras ligações”, afirmou. “É um trabalho que foi colocado no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], mas que não teve andamento. Agora é que vamos iniciar esse estudo.”
O presidente da EPL lembrou que a tarifa para os passageiros terá teto de R$ 250. “Mas achamos que o valor ficará em torno de R$ 150 a R$ 200.”
Figueiredo explicou que a publicação do edital prevista anteriormente para esta segunda-feira, mas adiada deverá ocorrer até sexta-feira. O leilão deverá ocorrer até oito meses depois da p
...Segundo ele, estão sendo estudadas ligações do trem-bala entre São Paulo e Curitiba; entre São Paulo e Brasília, passando pelo Triângulo Mineiro; e entre São Paulo e Belo Horizonte. “Vamos realizar estudo de viabilidade das outras ligações”, afirmou. “É um trabalho que foi colocado no PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], mas que não teve andamento. Agora é que vamos iniciar esse estudo.”
O presidente da EPL lembrou que a tarifa para os passageiros terá teto de R$ 250. “Mas achamos que o valor ficará em torno de R$ 150 a R$ 200.”
Figueiredo explicou que a publicação do edital prevista anteriormente para esta segunda-feira, mas adiada deverá ocorrer até sexta-feira. O leilão deverá ocorrer até oito meses depois da publicação do edital, após reivindicação dos investidores, que queriam prazo maior para elaborar a proposta, explicou. O prazo anterior era de seis meses.
Vale ficará fora das concessões
Bernardo Figueiredo também afirmou que a Vale não poderá participar do processo de concessão dos 10 mil quilômetros de ferrovias a serem licitados pelo governo federal, ficando apenas com a responsabilidade de elaborar estudos de viabilidade dos projetos.
“A Vale não poderá participar como concessionária. Está definido. Porque é separada a infraestrutura e a operadora, a Vale é uma operadora [de ferrovias]. Para ela ser concessionária da via precisa abrir mão de ser operadora, e ela prefere ser operadora”, disse durante evento organizado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) no Rio.
Os estudos elaborados pela Vale serão utilizados para a concessão dos 10 mil quilômetros de ferrovias que serão leiloados pelo governo, com investimentos totais de R$ 91 bilhões, sendo R$ 56 bilhões nos próximos cinco anos. A previsão, segundo reportagem do Valor publicada no dia 19, é que os estudos sejam entregues em dezembro.
16 de abril 2020
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