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03/06/2013 11h46 | Atualizada em 03/06/2013 19h13
Com apenas uma obra de mobilidade urbana em andamento para a Copa, o governo do Distrito Federal (GDF) promete que os trabalhos em Brasília serão finalizados antes do início do Mundial 2014. A Matriz de Responsabilidades para o megaevento previa inicialmente dois projetos para melhoria da infraestrutura viária em Brasília: a implantação doVeículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a ampliação da DF-047. No entanto, após denúncias de irregularidades na licitação, o contrato de execução do VLT foi anulado e a obra saiu do rol de projetos para a Copa do Mundo.
Segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e da Coordenadoria de Comunicação para a Copa, o pro
...Com apenas uma obra de mobilidade urbana em andamento para a Copa, o governo do Distrito Federal (GDF) promete que os trabalhos em Brasília serão finalizados antes do início do Mundial 2014. A Matriz de Responsabilidades para o megaevento previa inicialmente dois projetos para melhoria da infraestrutura viária em Brasília: a implantação doVeículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a ampliação da DF-047. No entanto, após denúncias de irregularidades na licitação, o contrato de execução do VLT foi anulado e a obra saiu do rol de projetos para a Copa do Mundo.
Segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e da Coordenadoria de Comunicação para a Copa, o projeto executivo da ampliação da DF-047, ainda está sendo executado. "As obras são executadas à medida em que são liberados detalhamentos do projeto".
O DER afirmou que estão sendo feitas as marginais da via, remanejamento das redes de alta tensão e a rede de drenagem. A readequação da via prevê a duplicação de um trecho da rodovia e a construção de passagens subterrâneas sob o balão de acesso ao terminal.
A previsão de custo da obra é de R$ 58,6 milhões e, ainda de acordo com o departamento, foram gastos apenas R$ 2 milhões até o momento. Os trabalhos contam com financiamento da Caixa Econômica Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade do governo federal. De acordo o DER, a obra começou em 26 de novembro de 2012 e a expectativa é que ela seja concluída em maio de 2014 - às vésperas do início do mundial. Na Matriz de Responsabilidades, no entanto, a obra teria início em novembro de 2010 e seria concluída em novembro de 2011.
O VLT foi uma das obras mais anunciadas desde a escolha da capital federal como uma das sedes da Copa. No entanto, a Justiça decidiu anular o contrato de execução em abril de 2011 após suspeitas de irregularidade e, sem a garantia de que o VLT fosse concluído até a competição, a obra foi excluída da Matriz de Responsabilidades. A primeira etapa obra estava orçada em R$ 276,9 milhões - sendo que a matriz previa R$ 263 de investimentos federais - e ligaria o aeroporto Juscelino Kubistchek ao Terminal Asa Sul. Nos planos do governo, o VLT chegaria até a Asa Norte.
A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), responsável pela implantação do VLT, informou que retomou o processo de licitação em fevereiro por meio do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). Atualmente, está sendo realizada a pré-qualificação para a licitação dos projetos básico, executivo, de as built (cadastro da construção), de execução das obras civis, do fornecimento e implantação de sistemas fixos de material rodante, além da pré-operação do VLT.
O Metrô-DF não informou o preço estimado da obra já que a seleção de empreiteiras está sendo feita pelo RDC. Sobre o que já foi gasto na primeira tentativa de implantação do VLT, a empresa estatal afirmou que o GDF ainda aguarda "uma última" manifestação da Justiça sobre se deverá indenizar as empresas que investiram na construção do VLT antes da suspensão da obra.
Ciclovias na Copa das Confederações
O governo informou que parte das ciclovias e das calçadas do Eixo Monumental – uma das principais vias de Brasília, que liga pontos como Esplanada dos Ministérios, a rodoviária e o Estádio Nacional Mané Garrincha - estará pronta para a Copa das Confederações, em junho. O GDF ressaltou que, no entanto, todos os compromissos com a Fifa em relação às melhorias na cidade-sede só envolver a Copa do Mundo de 2014.
A obra das ciclovias foi iniciada em fevereiro deste ano e está na região próxima ao Congresso Nacional e ao Ministério da Justiça, em direção à Rodoviária do Plano Piloto. A primeira etapa das obras passará pelo Mané Garrincha e chegará até Catedral Rainha da Paz. Segundo o governo, as ciclovias devem somar cerca de 17 km. O valor total da obra é de é de R$ 5,076 milhões.
BRT
Fora da Matriz de Responsabilidades, mas contando com financiamento da Caixa, o DER executa a obra do Bus Rapid Transit (BRT) - sistema de ônibus expresso com a construção de corredores exclusivos para o transporte coletivo. Apesar de não haver trechos concluídos, o órgão afirma que a obra do BRT está 40% concluída. A previsão do custo dos trabalhos é de R$ 533 milhões e, até o momento, foram desembolsados R$ 130 milhões. Segundo o DER, foram gastos recursos do governo distrital, que são contrapartida ao financiamento federal. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo governador Agnelo Queiroz em 6 de dezembro de 2011 e a expectativa é que o BRT seja entregue em dezembro deste ano.
16 de abril 2020
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