Infraestrutura
Assessoria de Imprensa
02/06/2016 00h28
Comprar um saco de asfalto para pequenas obras parece algo distante da realidade brasileira. Enquanto nos Estados Unidos e em outros países esse tipo de produto é vendido em lojas de materiais de construção, por aqui o mercado ainda está restrito a especialistas, como engenheiros de concessionárias de rodovias. De olho nessa lacuna, o empresário Jorge Coelho vislumbrou a oportunidade de desenvolver o segmento no Brasil. “Enxerguei esse nicho da bricolagem, do ‘faça você mesmo’, nos Estados Unidos. O desafio foi fazer um produto para varejo que atendesse às normas rodoviárias nacionais”, conta.
Com a mão na massa, em 2001 ele ergueu a Único Asfaltos e inovou ao fabricar em larga escala a primeira mistura asfáltica 100% nacional, q
...Comprar um saco de asfalto para pequenas obras parece algo distante da realidade brasileira. Enquanto nos Estados Unidos e em outros países esse tipo de produto é vendido em lojas de materiais de construção, por aqui o mercado ainda está restrito a especialistas, como engenheiros de concessionárias de rodovias. De olho nessa lacuna, o empresário Jorge Coelho vislumbrou a oportunidade de desenvolver o segmento no Brasil. “Enxerguei esse nicho da bricolagem, do ‘faça você mesmo’, nos Estados Unidos. O desafio foi fazer um produto para varejo que atendesse às normas rodoviárias nacionais”, conta.
Com a mão na massa, em 2001 ele ergueu a Único Asfaltos e inovou ao fabricar em larga escala a primeira mistura asfáltica 100% nacional, que pode ser aplicada a frio sem a necessidade de equipamentos específicos, por exemplo. Estocagem por dois anos e facilidade para uso em pequena escala engrossam a lista de vantagens que garantem a competividade do produto.
Após anos de estudo, o caminho encontrado para expandir o negócio foi o modelo de franquias, com o objetivo de facilitar a entrada de empreendedores em um segmento ainda restrito. “Criamos manuais específicos para franqueados que nunca tiveram contato com o setor de infraestrutura”, destaca. Assim como a experiência lá fora e a descoberta de tecnologias contribuíram para que Coelho desbravasse esse universo fechado a profissionais que conhecem profundamente o mercado, a franquia surgiu com o intuito de mostrar como o asfalto pode ser fácil de aplicar e mais econômico que concreto. “Quero simplificar e desmistificar esse mundo”.
Tamanho empenho tem proporcionado à empresa bons frutos desde que a marca passou a operar como franquia, em 2014. Só para ter uma ideia, a Único Asfaltos faturou R$ 56 milhões em 2015 e estima crescimento de dois dígitos, com projeção de chegar ao fim de 2015 com faturamento na casa dos R$ 82 milhões. A expectativa é de fechar este ano com 176 operações, mais que o dobro da quantidade registrada no ano passado. Hoje, a marca está com 72 unidades em todos os Estados brasileiros, sem contar uma franquia na República Dominicana e outra na Colômbia, além de uma operação própria em Miami, nos Estados Unidos.
Para quem vai se tornar franqueado, o aporte inicial é de R$ 270 mil, incluindo taxa de franquia (por um contrato de 10 anos), aluguel de equipamento e capital de giro. Há perspectiva de retorno do investimento no prazo de até sete meses, com faturamento médio mensal de R$ 150 mil. Os potenciais clientes incluem prefeituras, concessionárias de rodovias, empreiteiros, estacionamentos e até mesmo condomínios residenciais. “Nós resolvemos uma lacuna logística porque o que existe no mercado são usinas superlativas e, hoje em dia, as prefeituras não têm dinheiro para comprar grandes quantidades. Por isso, o franqueado tem a oportunidade de atender bem os consumidores que precisam de pequenas quantidades”, defende o executivo.
A Único Asfaltos também oferece suporte aos empreendedores. Um dos primeiros passos é conhecer a rotina de trabalho, cuja experiência é oferecida pela marca em sua sede, na zona sul de São Paulo. Dentre as atividades, os futuros donos da franquia aprendem a montar a massa da mistura asfáltica e passam pelo “crivo” do fundador da empresa e de um comitê. Passada A empresa fornece, ainda, treinamento aos franqueados sobre como participar de licitações públicas, além de apoio jurídico. “É uma transferência de know-how, já incluída na taxa de franquia”, explica Coelho.
Apaixonado pelo que faz, o empresário diz que uma das principais oportunidades do negócio é desenvolver obras menores, por meio de um asfalto ecológico com qualidade permanente. “Vivemos em um país rodoviário, onde o asfalto é ruim. O que não está construído terá de ser construído”, afirma. Os benefícios se estendem aos consumidores, afinal o produto é vendido em sacos de 15 quilos – que custam R$ 20 – ou a granel, vendido por R$ 300 a tonelada. É possível, por exemplo, asfaltar a calçada ou mesmo tapar um buraco.
FICHA TÉCNICA
Descrição do negócio – Franquia de Asfalto
Ano de fundação: 2001
Taxa de franquia: (R$)120 mil
Royalties: 5% sobre o faturamento bruto
Taxa de propaganda: Não é cobrada
Capital para instalação: R$ 306 mil
Capital de giro: R$ 54 mil
Área para instalação (m²): 300m²
Previsão de retorno: de 8 meses
Faturamento bruto médio mensal por unidade: R$ 150 mil
Lucro líquido: média de 30 % do faturamento bruto
Média de funcionários: 2
Investimento total: R$ 426 mil
Contato da franquia: comercial@unicoasfaltos.com.br
Ana Coelho – 11 3774 7788
SITE: http://www.unicoasfaltos.com.br/
FB: https://www.facebook.com/UNICOASFALTOS/?fref=ts
16 de abril 2020
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