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FGV reformulará sistema de controle de custos do Dnit

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) contratou a Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ) para reformular o Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro) do órgão.

Valor Econômico

01/08/2012 10h53 | Atualizada em 01/08/2012 17h01


O sistema é empregado na montagem de editais de obras e na elaboração de pesquisas de insumos utilizados em obras em todo o país. Muitas das irregularidades encontradas em empreendimentos são detectadas pelo Sicro, que tem problemas de atualização.

O contrato com a FGV terá duração de 36 meses e investimento de R$ 79,8 milhões. Segundo o Dnit, as equipes técnicas já iniciaram a análise, revisão, criação e manutenção das composições de custos para a operação no novo sistema. O contrato com a FGV foi firmado em junho.

O serviço contratado inclui a realização de estimativa bimestral de preços de mais de 90 mil itens utilizados em obras do setor de infraestrutura

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O sistema é empregado na montagem de editais de obras e na elaboração de pesquisas de insumos utilizados em obras em todo o país. Muitas das irregularidades encontradas em empreendimentos são detectadas pelo Sicro, que tem problemas de atualização.

O contrato com a FGV terá duração de 36 meses e investimento de R$ 79,8 milhões. Segundo o Dnit, as equipes técnicas já iniciaram a análise, revisão, criação e manutenção das composições de custos para a operação no novo sistema. O contrato com a FGV foi firmado em junho.

O serviço contratado inclui a realização de estimativa bimestral de preços de mais de 90 mil itens utilizados em obras do setor de infraestrutura de transportes e contempla a realização de estudos especiais na área de custos, demandados pelo Dnit e recomendados pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O novo Sicro será a base para elaboração de todos os orçamentos da maioria dos projetos de infraestrutura de transporte, e não apenas de rodovias, como ocorre até agora. O plano é apoiar as contratações de obras rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias.

A atualização também tem o propósito de acompanhar a evolução tecnológica do setor, permitindo a atualização de coeficientes de produtividade nas composições de custos.

Segundo o Dnit, todas as instituições estaduais da área também poderão se valer do novo sistema para elaboração de projetos de obras. Os primeiros resultados do trabalho iniciado há um mês estarão disponíveis no site do Dnit a partir do próximo ano, tendo como ações prioritárias o atendimento de recomendações do TCU.

 

 

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