Infraestrutura
Portal Brasil
29/04/2013 12h32
O estádio do Maracanã recebeu, nesse sábado (27), seu primeiro evento-teste. Realizado a 36 dias da inauguração, o evento-teste utilizou 30% da capacidade da arena, que, ao final da obra, comportará 78.838 pessoas. O objetivo foi verificar equipamentos, instalações e infraestrutura para que sejam feitos eventuais ajustes para o funcionamento pleno do estádio, quando ele for inaugurado.
O público formado por cerca de oito mil operários que trabalharam nas obras do Maracanã, além de seus familiares assistiu as apresentações dos cantores Naldo, Martinho da Vila, Neguinho da Beija-Flor e Preta Gil. O Hino Nacional foi interpretado por Sandra de Sá, Fernanda Abreu, Ivan Lins e Eduardo Dusek. Para o evento, 13 ruas no entorno do Maraca
...O estádio do Maracanã recebeu, nesse sábado (27), seu primeiro evento-teste. Realizado a 36 dias da inauguração, o evento-teste utilizou 30% da capacidade da arena, que, ao final da obra, comportará 78.838 pessoas. O objetivo foi verificar equipamentos, instalações e infraestrutura para que sejam feitos eventuais ajustes para o funcionamento pleno do estádio, quando ele for inaugurado.
O público formado por cerca de oito mil operários que trabalharam nas obras do Maracanã, além de seus familiares assistiu as apresentações dos cantores Naldo, Martinho da Vila, Neguinho da Beija-Flor e Preta Gil. O Hino Nacional foi interpretado por Sandra de Sá, Fernanda Abreu, Ivan Lins e Eduardo Dusek. Para o evento, 13 ruas no entorno do Maracanã foram interditadas.
Às 19h, entraram em campo os times Amigos de Bebeto e Amigos de Ronaldo Fenômeno. Os times foram comandados por Carlos Alberto Parreira e Valdir Espinosa.
O estádio do Maracanã somente será inaugurado no dia 2 de junho, com o jogo amistoso entre Brasil e Inglaterra.
O Novo Maracanã
Mais de 6,5 mil operários e técnicos atuaram na construção do novo Maracanã, totalizando mais de mil frentes de serviços, da cobertura aos acabamentos em bares, camarotes e vestiários, passando pelo gramado e pela colocação de cadeiras.
Já foram instaladas cerca de 30 mil cadeiras e quase toda a cobertura, que terá 68,4 metros de comprimento e cobrirá 95% das 78.838 cadeiras, enquanto a antiga cobertura não passava de 30 metros de extensão. Oprojeto de reforma do Maracanã é executado pela Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro (Emop), órgão da Secretaria Estadual de Obras.
Foram instalados quatro placares eletrônicos, cada um com 98 m² e compostos por 77 placas de imagem de alta definição. Os supertelões permitirão ao público acompanhar lances de jogos e receber as mais variadas informações e dados.
O Maracanã será o palco da decisão da Copa das Confederações, em 30 de junho. Antes, a arena receberá outras duas partidas pela primeira fase. Em 16 de junho entrarão em campo o México, campeão da Copa Ouro da Concacaf, e a Itália, vice-campeã europeia. O confronto será válido pela primeira rodada do Grupo A, o mesmo do Brasil. A partida seguinte será entre Espanha, atual campeã mundial e vencedora da Eurocopa, e o Taiti, que levantou a taça da Copa das Nações da Oceania.
O jogo é válido pela segunda rodada e está agendado para 20 de junho.O estádio ganhou um sistema de som com 78 alto-falantes. Serão 26 conjuntos de três caixas que também já estão fixados na passarela da cobertura. Oito desses conjuntos serão voltados para o campo e os demais direcionados para toda a arquibancada. Também já foram fixados 396 refletores de dois mil watts cada um, atendendo às exigências para garantir a claridade necessária à prática do futebol e para a transmissão de imagens pela televisão.
A Copa do Mundo 2014 ganhou um novo slogan e uma nova logomarca alternativos aos escolhidos, em 2012, pela FIFA. Atualmente, somente a entidade e os patrocinadores oficiais do megaevento podem utilizam a frase “Juntos num só ritmo”, junto à imagem de mãos entrelaçadas formando o troféu da Copa do Mundo. A partir de agora, porém, o governo FEDERAL, os estados e os municípios, além das empresas que não patrocinam o torneio, poderão adotar as novas opções.
Inspirado em dois dos elementos que mais caracterizam o Brasil o verde-amarelo e o jogo de bola o selo do governo federal para a Copa do Mundo 2014 apresenta a imagem de brasileiros em ação, praticando o esporte que consagrou o País no mundo. A ilustração também transmite a sensação de entusiasmo e união que existe no conceito “A pátria de chuteiras”, frase criada pelo escritor brasileiro Nelson Rodrigues e instituída como novo slogan da Copa.
A Copa do Mundo é um dos principais eventos esportivos do planeta. A disputa quadrienal entre as melhores seleções do mundo mobiliza milhões de pessoas de todos os quadrantes, de todas as culturas. Em 2014, o Brasil será novamente a sede do torneio. A vigésima Copa do Mundo ocorrerá 64 anos depois da edição em que a seleção nacional se sagrou vice-campeã mundial em pleno Maracanã. Desde que houve a definição do país sede, em 20 de outubro de 2007, iniciou-se um abrangente esforço nacional.
16 de abril 2020
16 de abril 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade