Infraestrutura
Portal 2014
26/03/2013 10h28
Fora da Copa das Confederações, Curitiba corre contra o tempo para finalizar as obras do Mundial 2014. O maior desafio da preparação paranaense é a reforma da Arena da Baixada, que chegou a 56% de conclusão no final de janeiro.
Na última semana, a CAP S/A, sociedade de propósitos específicos criada pelo Atlético-PR para gerenciar a obra e captar recursos, anunciou o início da instalação dos seis primeiros degraus da arquibancada superior no setor Brasílio Itiberê.
O espaço era o mais recente do estádio foi inaugurado em 2009, mas não tinha a arquibancada superior, uma das novidades do projeto atual visando à Copa. Os degraus, pré-moldados, foram feitos pela empresa DM Construtora, de Araucária, Paraná. Ao todo, são 736 pe
...Fora da Copa das Confederações, Curitiba corre contra o tempo para finalizar as obras do Mundial 2014. O maior desafio da preparação paranaense é a reforma da Arena da Baixada, que chegou a 56% de conclusão no final de janeiro.
Na última semana, a CAP S/A, sociedade de propósitos específicos criada pelo Atlético-PR para gerenciar a obra e captar recursos, anunciou o início da instalação dos seis primeiros degraus da arquibancada superior no setor Brasílio Itiberê.
O espaço era o mais recente do estádio foi inaugurado em 2009, mas não tinha a arquibancada superior, uma das novidades do projeto atual visando à Copa. Os degraus, pré-moldados, foram feitos pela empresa DM Construtora, de Araucária, Paraná. Ao todo, são 736 peças, de diversos tamanhos.
Segundo o cronograma, a reforma será finalizada até o início de dezembro. Será preciso, porém, aumentar a velocidade dos trabalho. O Atlético-PR começou a divulgar os índices de execução em julho de ano passado. À época, a obra estava 45% concluída. Depois de oito meses, os trabalhos avançaram apenas 11 pontos percentuais.
As primeiras intervenções no estádio tiveram início em outubro de 2011, com a terraplenagem em um terreno anexo à arena. O estádio foi fechado em dezembro do mesmo ano. A reforma está orçada em R$ 183 milhões. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já iniciou o repasse de R$ 131 milhões.
Duas obras ainda no papel
A prefeitura de Curitiba dá andamento a cinco obras de mobilidade na capital paranense. No entanto, duas obras ainda não foram iniciadas: Corredor Avenida Cândido de Abreu, ainda em licitação, e o BRT: Linha Verde Sul, paralisada por conta de falhas no projeto --neste caso, haverá um novo processo licitatório. Os prazos de conclusão, porém, foram mantidos. As obras, segundo o governo municipal, serão entregues até a Copa.
O maior projeto é o Corredor aeroporto-rodoferroviária, cujo investimento é de R$ 160,3 milhões. São três obras previstas: a requalificação da avenida das Torres, a construção de um viaduto estaiado, e a trincheira da rua Guabirotuba. O índice de execução é de 10% e os trabalhos devem entregues até o final do ano, como ocorrerá com o Sistema Intergrado de Monitoramento (SIM).
Já a Requalificação da Rodoferroviária e acessos está 15% pronta, com entrega prevista para dezembro deste ano. O Terminal Santa Cândida, por sua vez, está 6% executado. A conclusão está prevista para abril de 2014, mesma data da Avenida Marechal Floriano Peixoto, cujo projeto terá, no mês que vem, a entrega do trecho entre os terminais Carmo e Boqueirão.
No aeroporto, situações distintas
O aeroporto Afonso Pena terá três grandes modificações na Copa do Mundo. Uma delas já está concluída desde junho do ano passado, quando foi entregue a restauração da pista de pouso e decolagem. O custo total foi de R$ 17,79 milhões.
Em relação à ampliação do terminal de passageiros, a Infraero emitiu a ordem de serviço para a execução dos projetos e obras. O investimento total, de acordo com a estatal, será de R$ 246,7 milhões. A primeira etapa deve durar seis meses. No período, ocorrerá a elaboração dos projetos básico e executivo
Em seguida, será iniciada a primeira etapa das obras, que prevê a implantação de 32 novos balcões de check-in, oito novas pontes de embarque, 17 novos elevadores, seis novas escadas rolantes e quatro esteiras de restituição de bagagens. As instalações devem ser inauguradas em maio de 2014. Já a etapa final da ampliação será concluída somente em 2016.
O Afonso Pena tem uma obra em andamento: a ampliação do pátio. Orçada em R$ 24,5 milhões, a obra vai aumentar a área do pátio de 84 mil m² para 144 mil m², abrindo mais nove posições para o estacionamento de aeronaves. A Infraero prevê entregar a obra no mês que vem.
16 de abril 2020
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