Infraestrutura
Folha de S. Paulo
12/12/2012 10h12
O aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo) irá reformar suas duas pistas no próximo ano.
A obra está prevista para ocorrer entre fevereiro e junho de 2013 e ficará a cargo da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos, que venceu leilão para administrar o aeroporto pelos próximos 20 anos.
O trabalho será feito de madrugada, entre meia-noite e 6h, e resultará em remanejamento de horários de alguns voos.
Embora esse projeto não tenha relação com o da Aeronáutica, de permitir de modo simultâneo o uso para pousos e decolagens das duas pistas, a reforma irá facilitar essa mudança.
É que, entre as modificações, está prevista a construção de saídas rápidas, que são acessos em 4
...O aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo) irá reformar suas duas pistas no próximo ano.
A obra está prevista para ocorrer entre fevereiro e junho de 2013 e ficará a cargo da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos, que venceu leilão para administrar o aeroporto pelos próximos 20 anos.
O trabalho será feito de madrugada, entre meia-noite e 6h, e resultará em remanejamento de horários de alguns voos.
Embora esse projeto não tenha relação com o da Aeronáutica, de permitir de modo simultâneo o uso para pousos e decolagens das duas pistas, a reforma irá facilitar essa mudança.
É que, entre as modificações, está prevista a construção de saídas rápidas, que são acessos em 45 graus que permitem aos aviões que aterrissam deixar as pistas em alta velocidade liberando-a para outra aeronave que for pousar ou decolar.
Atualmente, o avião tem que ir até o final da pista para sair dela; já a saída rápida fica no meio da pista.
A reforma também irá alargar uma das pistas, de 45 para 60 metros, permitindo ao aeroporto receber aeronaves como o Airbus A380 (o maior avião comercial de passageiros do mundo, que transporta cerca de 500 pessoas) e a reforma do asfalto das duas pistas.
O anúncio dos projetos para a pista foi feito em setembro pela empresa.
Segurança
Mesmo com a reforma nas pistas, controladores temem risco à segurança caso a proposta de voos simultâneos seja mesmo implantada.
"Seria interessante saber quais são os riscos operacionais, pois certamente existem", disse um deles, sob condição de anonimato.
Haverá treinamento dos envolvidos, o que ajudará a elevar a segurança, diz Paulo Cézar dos Santos Paduan, piloto e autor da proposta analisada pela Aeronáutica.
Um estudioso de aviação, que igualmente pediu para não ser identificado, fez uma outra ressalva: supondo-se que haja aumento de voos em Cumbica, como será quando o aeroporto não puder operar sob condições visuais e, portanto, não houver autorização para operações simultâneas?
"O que aconteceria? Sobrecarregaria Viracopos ou Galeão? Para colocar novos voos, é preciso ter capacidade de atendimento, o que é muito difícil."
16 de abril 2020
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