Infraestrutura
Agência Estado
11/02/2010 14h18 | Atualizada em 11/02/2010 16h21
A duplicação da Rodovia Rio-Santos poderá estar entre as obras do PAC 2, extensão do Programa de Aceleração do Crescimento que o governo vai anunciar até abril. Pelo menos essa é uma das sugestões que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apresentará à Casa Civil.
Segundo o diretor geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, a duplicação dos cerca de 500 km da rodovia demandaria investimento de R$ 4 bilhões.
"A rodovia é muito movimentada; muitos investimentos importantes estão às suas margens, como o terminal da Petrobrás em São Sebastião (SP). No Rio, há os estaleiros de Angra dos Reis, as usinas nucleares e novos portos. Haverá um conflito enorme entre o trânsito de turismo e o trânsito industrial", af
...A duplicação da Rodovia Rio-Santos poderá estar entre as obras do PAC 2, extensão do Programa de Aceleração do Crescimento que o governo vai anunciar até abril. Pelo menos essa é uma das sugestões que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apresentará à Casa Civil.
Segundo o diretor geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, a duplicação dos cerca de 500 km da rodovia demandaria investimento de R$ 4 bilhões.
"A rodovia é muito movimentada; muitos investimentos importantes estão às suas margens, como o terminal da Petrobrás em São Sebastião (SP). No Rio, há os estaleiros de Angra dos Reis, as usinas nucleares e novos portos. Haverá um conflito enorme entre o trânsito de turismo e o trânsito industrial", afirmou. Para reduzir o impacto ambiental na Serra do Mar, a proposta do DNIT é fazer a duplicação sem a construção de um canteiro central. Entre as duas pistas haveria apenas uma barreira.
Pagot também defendeu que a segunda versão do PAC dê mais fôlego às concessões de rodovias federais à iniciativa privada. "As exigências em cima da infraestrutura estão cada vez maiores e o tamanho do orçamento está aquém das exigências. Temos de discutir Parcerias Público-Privadas e concessões", disse.
Entre as sugestões que o DNIT vai apresentar para o PAC 2 está a futura concessão à iniciativa privada de dois trechos de rodovias federais: a BR 282, em Santa Catarina, entre Florianópolis e São Miguel d`Oeste, cidade próxima à divisa do Estado com a Argentina; e a BR 163, entre Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT).
Pagot estima que no PAC 2 os recursos do DNIT para obras de manutenção de rodovias deverão crescer substancialmente. Segundo ele, para o período 2011-2014 deve haver R$ 21 bilhões para esse fim.
16 de abril 2020
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