Infraestrutura
DCI
03/08/2017 08h29 | Atualizada em 03/08/2017 13h14
O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, foi tido como o melhor terminal do País, segundo avaliação dos usuários. Por ironia do destino, no entanto, a concessionária que administra o espaço, concedido a iniciativa privada em 2013, decidiu semana passada devolver a concessão para o governo.
A decisão de devolver a administração do terminal foi tomada por unanimidade pelos acionistas da concessionária Aeroporto Brasil Viracopos (ABV) e, segundo o presidente Gustavo Müssnich, foi a saída menos traumática e desgastante para as partes envolvidas. Menos de uma semana depois, um estudo da Secretaria Nacional de Aviação Civil apontou que o terminal de Cam
...O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, foi tido como o melhor terminal do País, segundo avaliação dos usuários. Por ironia do destino, no entanto, a concessionária que administra o espaço, concedido a iniciativa privada em 2013, decidiu semana passada devolver a concessão para o governo.
A decisão de devolver a administração do terminal foi tomada por unanimidade pelos acionistas da concessionária Aeroporto Brasil Viracopos (ABV) e, segundo o presidente Gustavo Müssnich, foi a saída menos traumática e desgastante para as partes envolvidas. Menos de uma semana depois, um estudo da Secretaria Nacional de Aviação Civil apontou que o terminal de Campinas foi o melhor avaliado entre os 15 pesquisados no segundo trimestre deste ano.
O aeroporto recebeu a nota 4,9, em uma escala de 0 a 5, o que representa crescimento de 13,1% em relação ao mesmo período de 2016.
A percepção do usuário, no entanto, não abarca os problemas administrativos do terminal, que tem entre seus sócios a Triunfo e a UTC, que enfrentam nesse momento um alto endividamento e estão em processo de recuperação extrajudicial e judicial, respectivamente.
De acordo com os acionistas da ABV, outro fator determinante para a decisão foram as perspectivas de fluxo de passageiros em Viracopos, que têm deixado a desejar. Os estudos de previsão de movimento foi feito pelo governo federal, antes da crise, no âmbito do Programa de Investimento em Logística (PIL), do governo Dilma Rousseff.
Outras avaliações
De acordo com a Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, o índice medido de abril a junho mostrou que 92% dos viajantes avaliaram os terminais como "bons" ou "muito bons", superando o número do trimestre anterior que foi de 91%. Com isso, o índice de satisfação geral teve nota 4,39.
Entre os 15 terminais avaliados, 14 tiveram nota acima de 4 - média estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), - e todos eles apresentaram melhoria em relação a si mesmo na comparação com o segundo trimestre de 2016.
Para o secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, os resultados mostram que a gestão tem melhorado ano a ano. "Temos trabalhado junto com os nossos parceiros para identificar e atuar nas melhorias e isso tem funcionado, como comprova a Pesquisa."
No ranking geral, o terminal Depois de Viracopos, o segundo terminal melhor avaliado foi Curitiba (4,74) e Brasília (4,58). A menor nota foi do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA), com 3,86, que embora seja o único aeroporto abaixo da meta estipulada pela Conaero, apresentou melhoria de 2,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Pela segunda vez consecutiva, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá (MT), apresentou a maior evolução no índice de satisfação geral de um aeroporto em relação a si próprio. O crescimento desta vez foi de 21,1%, considerando o segundo trimestre de 2016 e de 2017. Com o resultado, a nota do aeroporto passou de 3,36, em 2016, para 4,07, em 2017, ficando a cima da média desejada pela Anac.
16 de abril 2020
16 de abril 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade