Infraestrutura
DCI
19/10/2017 09h34 | Atualizada em 26/10/2017 17h47
A construção do novo trecho da Rodovia dos Tamoios (SP-99), no litoral norte de São Paulo, avançou mais uma etapa com a detonação para abertura de um segundo túnel, realizada na sexta-feira (13).
Com 33,9 quilômetros de extensão, a Nova Tamoios Contornos compreende o trecho litorâneo da antiga Tamoios e ligará as cidades Caraguatatuba a São Sebastião. A obra tem como objetivo reduzir o trânsito nas áreas urbanas das duas cidades. O dispositivo de detonação foi acionado pelo governador Geraldo Alckmin, permitindo o encontro das escavações do Túnel 301, o mais extenso da via, com 2,27 quilômetros.
"As obras da Nova Tamoios e do Contorno geram 4.161 empregos diretos, fora os postos de trabalho indiretos. Isso dará um grande
...A construção do novo trecho da Rodovia dos Tamoios (SP-99), no litoral norte de São Paulo, avançou mais uma etapa com a detonação para abertura de um segundo túnel, realizada na sexta-feira (13).
Com 33,9 quilômetros de extensão, a Nova Tamoios Contornos compreende o trecho litorâneo da antiga Tamoios e ligará as cidades Caraguatatuba a São Sebastião. A obra tem como objetivo reduzir o trânsito nas áreas urbanas das duas cidades. O dispositivo de detonação foi acionado pelo governador Geraldo Alckmin, permitindo o encontro das escavações do Túnel 301, o mais extenso da via, com 2,27 quilômetros.
"As obras da Nova Tamoios e do Contorno geram 4.161 empregos diretos, fora os postos de trabalho indiretos. Isso dará um grande impulso ao porto e ao litoral paulista, gerando desenvolvimento e reduzindo o risco de acidentes", resumiu o governador. Também estava presente no local o secretário de Logística e Transportes e presidente da DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A, Laurence Casagrande Lourenço, entre outras autoridades de transportes.
Dificuldade
O acesso à área conhecida como "emboque sul", onde está o Túnel 301, era considerado como um dos grandes desafios da Nova Tamoios Contornos por conta de relevo e da dificuldade de acesso. O local está num segmento de encosta bastante íngreme, sob o Parque Estadual da Serra do Mar. Ele fará a ligação dos emboques e conectará os bairros da Enseada, na Costa Norte, ao São Francisco, na região central de São Sebastião.
As equipes de engenharia mantiveram os avanços da escavação apenas num sentido (de norte a sul) em aproximadamente 98% da obra. Normalmente, o trabalho é realizado a partir das duas extremidades até se encontrarem em algum ponto no interior do maciço. A medida foi adotada em razão das dificuldades para se construir um caminho de serviço por onde as equipes pudessem chegar até a extremidade sul do túnel e para diminuir o fluxo de veículos pesados em ruas residenciais do bairro de São Francisco, em São Sebastião.
Orçamento
Com investimento total de R$ 3,2 bilhões, cerca de R$ 1,2 bilhão a mais do que o previsto originalmente, em 2012, a previsão é que a nova rodovia seja liberada ao tráfego no segundo semestre de 2018. Segundo o governo paulista, o aumento orçamentário considera compensações ambientais, desapropriações, interferências, projetos, supervisão, gerenciamento, comunicação e obras complementares.
O empreendimento tem financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Brasil e faz parte de um pacote de investimentos do governo paulista voltados ao desenvolvimento da economia e do turismo do litoral norte paulista. Além disso, criará uma opção para o acesso aos municípios de Caraguatatuba e de São Sebastião.
16 de abril 2020
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