Infraestrutura
Diário de S. Paulo
21/11/2012 13h49 | Atualizada em 21/11/2012 17h45
Foi lançado ontem o edital de pré-qualificação para a extensão da Linha 9-Esmeralda, da CPTM, para agilizar a contratação da empresa que realizará as obras de ampliação do trecho entre Grajaú e Varginha.
Serão construídas duas estações: Mendes-Vila Natal e Varginha, com extensão de 4,5 quilômetros. Após a ampliação da linha, a estimativa é atender 110 mil usuários por dia. O investimento será de R$ 350 milhões.
A expectativa da CPTM é concluir o processo licitatório no primeiro semestre de 2013 e em seguida começar as obras. O prazo para a conclusão é de 18 meses. As novas estações terão elevadores, rampas, rota podotátil, comunicação em braile, sanitários ada
...Foi lançado ontem o edital de pré-qualificação para a extensão da Linha 9-Esmeralda, da CPTM, para agilizar a contratação da empresa que realizará as obras de ampliação do trecho entre Grajaú e Varginha.
Serão construídas duas estações: Mendes-Vila Natal e Varginha, com extensão de 4,5 quilômetros. Após a ampliação da linha, a estimativa é atender 110 mil usuários por dia. O investimento será de R$ 350 milhões.
A expectativa da CPTM é concluir o processo licitatório no primeiro semestre de 2013 e em seguida começar as obras. O prazo para a conclusão é de 18 meses. As novas estações terão elevadores, rampas, rota podotátil, comunicação em braile, sanitários adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e banheiros públicos. Os usuários poderão contar com um bicicletário. A Estação Varginha também será integrada ao futuro terminal de ônibus que a SPTrans implantará no local.
A ampliação da Linha-9 Esmeralda beneficiará os moradores da Zona Sul da capital, das regiões do Grajaú, da Estrada dos Mendes, de Varginha, da Vila Natal, do Jardim Icaraí, doJardim São Bernardo e do Conjunto Residencial Palmares. A companhia espera reduzir o tempo de deslocamento dos usuários que saem de Varginha para chegar ao Centro da cidade. Segundo a CPTM, o trajeto será realizado em 70 minutos pela manhã e em 100 minutos à tarde.
Estações A Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) tem 31,8 quilômetros de extensão e 18 estações: Osasco, Presidente Altino, Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré, Cidade Universitária, Pinheiros, Hebraica-Rebouças, Cidade Jardim, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi, Granja Julieta, Santo Amaro, Socorro, Jurubatuba, Autódromo, Primavera-Interlagos e Grajaú.
São transportados diariamente cerca de 500 mil usuários. Integrações gratuitas com o Metrô podem ser feitas na Linha 5-Lilás e Linha 4-Amarela.
16 de abril 2020
16 de abril 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade