Infraestrutura
Assessoria de Imprensa
20/03/2014 14h30 | Atualizada em 23/03/2014 15h37
A Dersa - Desenvolvimento Rodoviário S/A recebeu na quinta-feira (13) a documentação e propostas de metodologia de execução de cinco consórcios, formados por 18 empresas, interessados na execução das obras do Submerso – Túnel Santos-Guarujá. Participam desta primeira fase da licitação, que é internacional, empresas do Brasil, Espanha, Holanda, Itália e Coreia do Sul. O edital de licitação desta fase foi publicado em Diário Oficial no dia 18 de dezembro de 2013. Nesta etapa, os consórcios interessados precisam comprovar que possuem competência técnica e saúde financeira para conduzir as obras de implantação do túnel. Como o projeto contará com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a licitação é conduzida de acordo co
...A Dersa - Desenvolvimento Rodoviário S/A recebeu na quinta-feira (13) a documentação e propostas de metodologia de execução de cinco consórcios, formados por 18 empresas, interessados na execução das obras do Submerso – Túnel Santos-Guarujá. Participam desta primeira fase da licitação, que é internacional, empresas do Brasil, Espanha, Holanda, Itália e Coreia do Sul. O edital de licitação desta fase foi publicado em Diário Oficial no dia 18 de dezembro de 2013. Nesta etapa, os consórcios interessados precisam comprovar que possuem competência técnica e saúde financeira para conduzir as obras de implantação do túnel. Como o projeto contará com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a licitação é conduzida de acordo com as regras da instituição financeira. Os consórcios que apresentaram sua documentação trazem a experiência em túneis imersos de diversos empreendimentos pelo mundo, tais como: Noord/Zuidlijn (Holanda), Busan-Geoge Link (Coréia do Sul), Coatzacoalcos(México), Mose (Itália), entre outros.
Esse é o maior contrato da história da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A e o maior contrato de obra pública viária do Estado na Baixada Santista. As obras, licitadas em lote único, estão orçadas em R$ 1,8 bilhão. Participam desta fase da licitação 11 empresas brasileiras e sete estrangeiras.
As brasileiras são: Camargo Corrêa, Carioca Engenharia, Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Construcap, Encalso, Constran, Mendes Júnior, Andrade Gutierrez e CR Almeida.
A Espanha participa com três empresas (Ferrovial Agroman, FCC e OHL), a Itália com duas (Salini Impregilo e Grandi Lavori Fincosit), a Holanda com uma (Strukton) e Coreia do Sul com uma (Daewoo).
Os consórcios que apresentaram documentação são os seguintes:
Consórcio Túnel Santos/Guarujá - Construtora Norberto Odebrecht (líder); Construtora Queiroz Galvão; Construtora OAS; Strukton Civiel Projecten
Consórcio Construtor Túnel Santos/Guarujá - Construções e Comércio Camargo Corrêa (líder); Construtora Ferrovial Agroman; Carioca Christiani-Nielsen Engenharia
Subempreiteiras - Boskalis International; Dragamex
Consórcio Túnel Submerso - Construtora Andrade Gutierrez (líder); C.R. Almeida Engenharia de Obras; Daewoo Engineering & Construction; Obrascón Huarte Lain
Consórcio travessia submersa - Constran Construções e Comércio (líder): Mendes Júnior Tranding e Engenharia; Salini Impregilo SPA; Grandi Lavori Fincosit;
Subempreiteira: Mammoet Maritime
Consórcio Construcap – FCC - Encalso (túnel santos/guarujá) - Construcap CCPS; Engenharia e Comércio (líder) FCC Construccion; Encalso Construções
Concorrência
Após a análise da documentação, a Dersa selecionará as empresas habilitadas a seguir para a próxima etapa do processo de pré-qualificação, que é o estudo da metodologia de execução já apresentada junto com os documentos das empresas. As empresas terão que comprovar que dominam a técnica de construção de túneis submersos e estão habilitadas a executar intervenções viárias, em área de porto e contenção geotécnica, entre outras.
As selecionadas neste processo serão convidadas a apresentar as propostas de preço.
16 de abril 2020
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